Câmara analisa regulamentação de serviços de computação em nuvem

0

Está em análise pela Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5344/13, do deputado Ruy Carneiro (PSDB-PB), que regulamenta os serviços de computação em nuvem. O projeto define as diretrizes gerais e as normas para a exploração da atividade no país e reconhece, por exemplo, que tanto a armazenagem quanto o acesso de dados possuem caráter não geográfico, ou seja, podem ser feitos em qualquer parte do mundo.

Além disso, o texto traz o reconhecimento da privacidade, intimidade e proteção dos dados e da propriedade intelectual, e garante ainda a "neutralidade tecnológica e de rede", proibindo privilégios para qualquer tecnologia, plataforma ou aplicativo. A proposta também lista que tipo de informações deverão constar no contrato de serviço de uma empresa, como as garantias concedidas sobre o conteúdo armazenado e sua recuperação, bem como os dados de pessoas autorizadas a acessar, alterar ou bloquear os arquivos.

O projeto prevê que a empresa restitua dados e remova todo o conteúdo do cliente de sua base em caso de fim do contrato ou a pedido do usuário, proibindo a manutenção de cópia, exceto se prévia e expressamente autorizada. No caso perda do conteúdo do depósito, a empresa será obrigada a indenizar o usuário com o dobro do valor recebido pelo serviço nos últimos 12 meses.

Para o deputado Ruy Carneiro, uma legislação específica pode posicionar o Brasil como um provedor internacional de serviços em nuvem. "O fato de não existir um marco regulatório sobre nuvem computacional já está a prejudicar o país, que tem sido preterido por outros da América Latina para esses investimentos", afirma.

O Projeto de Lei 5344/13 será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.