Empresas de tecnologia se unem para fornecer internet de baixo custo a países emergentes

0
5

Na última segunda-feira, 7, empresas de tecnologia se uniram para lançar a Aliança para Internet Acessível (A4AI), cujo objetivo é regulamentar e estimular a ação para reduzir altos custos da internet em países em desenvolvimento. Entre as companhias que fazem parte do projeto estão Google, Alcatel-Lucent, Intel, Cisco, Facebook, Microsoft e Yahoo.

A aliança pretende reduzir os preços para abaixo de 5% da renda mensal dos cidadãos de todo o mundo, meta estabelecida pela Comissão de Banda Larga da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo comunicado emitido pela A4AI, atingir essa meta pode ajudar a conectar os dois terços do mundo que atualmente não têm acesso à web.

O grupo contém mais de 30 membros e foi iniciado pela Fundação World Wide Web, tendo como presidente honorário o Bitange Ndemo. A aliança iniciará seus trabalhos em três ou quatro Estados neste ano e pretende expandir a atuação em pelo menos 12 países até o fim de 2015. Os membros se comprometeram a estabelecer um conjunto de melhores práticas, junto aos governos, para guiar o trabalho a nível internacional.

Em dezembro, a A4AI divulgará o primeiro relatório de acessibilidade anual com resultados alcançados pelo projeto.

Deixe seu comentário