Publicidade
Início Notícias Gestão Braço imobiliário da Camargo Corrêa adota solução BIM na nuvem para gestão...

Braço imobiliário da Camargo Corrêa adota solução BIM na nuvem para gestão de obras

1
Publicidade

A Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI) é a primeira empresa no Brasil a adotar a tecnologia BIM Field 360, ferramenta que se baseia na nuvem e permite a melhoria nos processos do canteiro de obras.

A CCDI, braço do segmento imobiliário da construtora, investiu cerca de R$ 2 milhões em aquisições de licenças de software e infraestrutura e cerca de 1500 horas-homem de profissionais e especialistas para construir o padrão para integrar todas as etapas da cadeia da construção civil. Tradicionalmente o setor trabalha de forma dissociada ao projetar, administrar e gerenciar uma obra.

O BIM Field 360 é o avanço do BIM – Building Information Modeling – tecnologia que compreende a junção de hardware e software, e permite prever o modelo inicial do projeto em 3D (com animações absolutamente próximas do real), o gerenciamento de materiais pelo setor de compras e a gestão e execução do cronograma de todas as etapas da obra. Os impactos também são previstos e, portanto, fica mais fácil promover ações para minimizá-los no canteiro de obras.

“Temos o projeto piloto batizado de Sigpro em andamento no empreendimento Jurubatuba Empresarial, em São Bernardo do Campo (SP) para a integração de todas as atividades de planejamento e controle a partir do modelo em BIM, operando desde o escritório até as frentes de serviço das obras. Todas as informações necessárias para a correta execução dos serviços estarão disponíveis nos tablets da equipe de campo e neles serão registrados os avanços realizados, o controle de qualidade dos serviços e produtos e eventuais problemas que demandem soluções de qualquer área da empresa, tudo operando on-line entre as obras e o escritório”, afirma Luiz Augusto Iervolino Pereira, diretor de Engenharia e Sistemas de Gestão da Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário.

O Sigpro estabeleceu um modelo de gestão de processo (EAP) e um catálogo de serviços com 6,5 mil itens, que extrai informações do BIM e lista em 15 segundos os serviços constantes do catalogo para que sejam executados no campo. Dessa forma as informações sobre orçamento, cronograma, contratos e integração com ERP-SAP estão alinhados, como projeto técnico, infra e instalação, planejamento, orçamento, suprimento, obra e TI. A solução compreende o uso BIM 360 Field, softwares Revit, Vant, Buzzaw e Naviswork da Autodesk; Primavera (gerenciamento de projetos) da Oracle; Hard Dollar (custos) e SharePoint (comunicação) da Microsoft, entre outros.

Uma das grandes vantagens dessa solução é o fato de ter sido concebida para uso em tablets (iPAD), permitindo mobilidade e operação em campo, além de ser fácil e rápida de entender. Ou seja, desde o diretor da empresa de construção, que busca informações sobre as métricas do seu negócio, o engenheiro que trabalha no projeto dentro do escritório, o responsável pelo planejamento que coordena a macro execução do empreendimento, até os encarregados e trabalhadores em campo, que recebem as atividades delegadas, todos estarão aptos ao uso da tecnologia. Também não há problemas de conectividade na obra, pois normalmente o SAP, presente em qualquer obra, já exige a disponibilidade de comunicação adequada.

“Na prática, detalhes identificados no canteiro de obras, por intermédio de dispositivos móveis, serão trabalhados com maior sinergia entre as áreas, tornando as tomadas de decisão mais participativas, assertivas e rápidas. Acreditamos que a maior integração entre campo e escritório nos permitirá uma melhor gestão de custo, prazo e qualidade das obras, com ganhos de produtividade e melhor utilização dos recursos”, diz Pereira.

De acordo com Marcelo Landi, presidente da Autodesk Brasil, “a CCDI mostra que é uma empresa arrojada ao adotar uma solução inédita no Brasil para reinventar a forma como pensam em gerenciamento de obra”. No país, apenas 24% das empresas de construção civil usam tecnologia BIM.

A CCDI também adotou a ferramenta Autodesk Vault, solução de documentação que permite que os projetos armazenados fiquem disponíveis para quem estiver no canteiro de obras possibilitando a busca de qualquer tipo de informação.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile