Publicidade
Início Notícias Comunicações VoIP em rede 4G é “aceitável” no Brasil, diz relatório

VoIP em rede 4G é “aceitável” no Brasil, diz relatório

0
Publicidade

De acordo com relatório da Opensignal, empresa de análise móvel, o Brasil tem experiência considerada “aceitável” em chamadas de voz por 4G em aplicativos como WhatsApp, Skype e Facebook Messenger. O estudo avaliou a Opensignal, empresa global e independente de análise móvel, lançou um relatório para avaliar a experiência do usuário desse tipo de ligação em 80 países pelo mundo.

Cada país foi classificado em pontuações de 0 a 100, que apontam se a experiência de chamadas de voz é Excelente, Muito Boa, Boa, Aceitável, Ruim, Muito Ruim, Ininteligível ou Impossível de se comunicar.

O Brasil aparece na 39ª colocação no ranking geral, com 77 pontos, índice considerado Aceitável. Ou seja, as chamadas de voz funcionam, mas ainda existem problemas como chiado, volumes baixos e interferências. Na América Latina, o Brasil aparece atrás de Uruguai (78,6 pontos) e Porto Rico (78,5 pontos).

A região, aliás, teve desempenho muito inferior em comparação à Europa e Ásia. No ranking geral, dois terços dos países latino-americanos apresentaram índice Ruim ou Muito Ruim. Já os europeus possuem 13 dos 19 mais bem colocados no ranking. A Bélgica lidera com 82,6 pontos, índice considerado Bom.

Nenhum país alcançou qualidade Excelente ou Muito Boa, o que se explica pela capacidade limitada e pela latência das redes 4G. Ou seja, os atrasos e variações no sinal são muito frequentes. Com a popularização do 5G, a tendência é que mais usuários tenham acesso a chamadas de voz com qualidade acima da média e latência baixíssima.

A métrica se baseia na abordagem da União Internacional de Telecomunicações (ITU) para quantificar a qualidade das chamadas de voz por uma série de parâmetros técnicos. Foram realizadas mais de 57 bilhões de medições em 23,8 milhões de celulares espalhados pelo mundo entre junho e agosto deste ano.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile