Publicidade
Início Notícias Gestão Empresa de óleo e gás adota IoT para monitorar equipamentos e atividades...

Empresa de óleo e gás adota IoT para monitorar equipamentos e atividades nos navios

0
Publicidade

A Econocom acaba de implantar pela primeira vez a plataforma Splunk, de Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT), em uma empresa do mercado de óleo de gás do Brasil, a Sapura. A tecnologia coleta, integra e exibe, em tempo real e em um único painel no escritório em terra, dados dos equipamentos e das operações realizadas nos navios da companhia, que atuam a centenas de quilômetros da costa.
 
“Precisávamos ter visibilidade da execução dos projetos para garantir a excelência operacional de nossa frota”, explica Rogerio Salbego, CEO da Sapura. A empresa possui seis navios de suporte, instalação e conexão de dutos flexíveis que interligam poços de petróleo a coletores e unidades de produção de óleo e gás. O acompanhamento de dados provenientes do que acontece a bordo por meio da Splunk tornou mais eficazes as tomadas de decisão relacionadas às operações e à segurança da tripulação.
 
“Nossa atividade exige uma interação muito próxima a equipamentos pesados, que podem causar grandes danos se não forem perfeitamente manuseados. Usamos a tecnologia para diminuir a exposição da tripulação ao risco, controlando o uso e redefinindo treinamentos”, completa Ricardo Bicudo, CTO da Sapura.
 
A multinacional americana Splunk indicou a Econocom para implantar a plataforma. Além disso, a Sapura considerou relevante o fato de a Econocom ter experiência em projetos envolvendo dados corporativos.  “Temos consultores especializados em Splunk para atender as necessidades de integração de sistemas e simplificação dos processos exigidos pela Sapura”, afirma Alex Camargo, diretor de Projetos & Consultoria na Econocom.
 
Em conjunto, as equipes da Econocom e da Sapura definiram a melhor forma de aperfeiçoar a automação das operações a bordo. Informações geradas por quase 10 mil sensores instalados em equipamentos, imagens do sistema de câmeras dos navios e conteúdos de fontes como bancos de dados, planilhas e sensores são transmitidos por meio de links de dados, via satélite, dos navios ao escritório da companhia, no Rio de Janeiro. “Com um sistema de alertas e a organização do tráfego, a Sapura passou a ter maior controle sobre a rede, utilizando de forma mais racional, os recursos da banda”, aponta Alex.
 
“Tínhamos o desafio de migrar a infraestrutura para a nuvem e precisávamos do apoio de pessoas especialistas no desenvolvimento de um sistema mais amigável, diminuindo a necessidade de treinamento nos navios”, completa Jorge Kort, Gerente de IT da Sapura.
 
Além do acompanhamento em tempo real, a Sapura tem acesso mais rápido a cada dado das operações depois que os projetos são realizados. “Antes da implantação do Splunk, a empresa levava uma semana para compilar e gerar os painéis de performance das operações. Com a implantação da plataforma, esse tempo foi reduzido para um dia”, finaliza Bicudo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile