Publicidade
Início Notícias Negócios InsurTechs dominam a experiência digital dos consumidores, revela estudo

InsurTechs dominam a experiência digital dos consumidores, revela estudo

0
Publicidade

O setor de seguros está enfrentando uma mudança estrutural no qual a colaboração efetiva com as InsurTechs é essencial para atender às crescentes expectativas dos clientes, de acordo com o World InsurTech Report 2019 (WITR) publicado pela Capgemini e Efma.
 
O World InsurTech Report 2019 descreve um novo ecossistema de seguros como um mercado aberto, com base no desenvolvimento de novas experiências centradas nos clientes, em uma seleção estruturada de InsurTechs e em um mercado colaborativo. Os principais resultados incluem:
 
Quatro mudanças fundamentais no setor estão em andamento

O relatório descreve que o setor está evoluindo de quatro maneiras diferentes:

• Uma mudança do foco do produto para a experiência do cliente: 70% das seguradoras e das InsurTechs disseram que o foco em soluções holísticas de risco para os clientes era fundamental para estabelecer um mercado de seguros em seu estado futuro.
 
• A evolução dos dados como um ativo crítico: mais de 70% das seguradoras e InsurTechs disseram que os recursos avançados de gerenciamento de dados são críticos.
 
• Uma transição da propriedade de ativos para uma economia compartilhada: mais de 35% das seguradoras e InsurTechs já perceberam que o foco na propriedade compartilhada de ativos é fundamental.
 
• Parcerias com especialistas sobre a abordagem tradicional “Construir ou Comprar”: 90% das InsurTechs e 70% das operadoras tradicionais afirmaram que desejam colaborar entre si. Tanto as seguradoras quanto as InsurTechs têm um forte apetite por colaboração com outros setores, como prestadores de serviços de saúde ou empresas do setor de viagens, transporte e hospitalidade.
 
A maturidade digital está no topo das preocupações para as seguradoras, mas as aspirações não correspondem à realidade

Enquanto as seguradoras perceberam a importância dessas mudanças fundamentais, há uma lacuna significativa entre as expectativas e a atual maturidade digital. Por exemplo: 79% das seguradoras dizem que os recursos avançados de gerenciamento de dados são importantes, mas apenas 37% possuem uma estratégia concreta de transformação digital. Da mesma forma, mais de um terço (37%) afirmou que a propriedade compartilhada de ativos é crítica, enquanto apenas 11% estão aproveitando a arquitetura aberta para estabelecer parcerias com outros players do setor.
 
Colaboração e parceria devem ser priorizadas

Algo como 68% das seguradoras dizem que as parcerias são críticas, porém apenas 32% estão colaborando com parceiros do ecossistema para fornecer serviços de valor agregado. Afinal, um ecossistema digitalmente integrado oferecerá suporte às experiências personalizadas em tempo real exigidas pelos clientes. Essa integração digital será fundamental para as seguradoras, pois os clientes esperam mais comodidade e serviços perfeitos. Embora as parcerias ajudem claramente a atender às suas necessidades, ainda há muito a ser feito.

Menos de 40% das seguradoras existentes desejam construir uma infraestrutura de tecnologia pronta para colaboração aberta com as InsurTechs, enquanto mais de 60% das startups desejam trabalhar com as seguradoras para criar uma base sólida.
 
Aqueles que evoluírem para o patamar de “Seguradoras Inventivas” estarão em melhor posição para o sucesso

O relatório determina que o sucesso no mercado futuro depende muito da capacidade das seguradoras evoluírem para um perfil de “seguradoras inventivas”. Isso exigirá o aprimoramento de sua maturidade digital e a agilidade, além de ingressar em um ecossistema aberto para fornecer ofertas digitais baseadas na experiência por meio de uma colaboração eficaz com a InsurTechs. Uma “Seguradora Inventiva” bem-sucedida usará plataformas abertas para melhor desenvolver maneiras inovadoras de garantir que o cliente permaneça no centro de seus negócios.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile