Gartner estima que 66% das empresas aumentaram ou mantiveram investimentos em inteligência artificial na pandemia

0

O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, anuncia os resultados de sua mais recente pesquisa sobre Inteligência Artificial. Realizada em setembro com cerca de 200 profissionais de negócios e de tecnologia, a pesquisa indica que 24% das organizações aumentaram seus investimentos em aplicações relacionadas à Inteligência Artificial e 42% das empresas mantiveram seus projetos inalterados, mesmo depois do surgimento da crise do COVID-19. O levantamento destaca que as áreas com maior concentração de investimentos em Inteligência Artificial são as iniciativas relacionadas à experiência e retenção de clientes, incluindo novas formas de crescimento de receitas e de otimização de custos. Ao longo dos próximos meses, 75% dos entrevistados afirmam que continuarão ou iniciarão novas iniciativas de Inteligência Artificial à medida que avançam para a fase de renovação e retomada pós-pandemia de suas organizações.

"Os investimentos empresariais em Inteligência Artificial continuam inabalável, apesar da crise", afirma Frances Karamouzis, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. "No entanto, a dificuldade de colocar as iniciativas de Inteligência Artificial em prática destaca a incapacidade de muitas organizações de conectarem esses investimentos com a retomada dos negócios".
De acordo com a pesquisa, 79% dos entrevistados disseram que suas organizações estavam explorando ou testando projetos de Inteligência Artificial, enquanto apenas 21% afirmaram que suas iniciativas relacionadas à área já estavam em produção.

A falta de talento em Inteligência Artificial é um mito – Os avanços mínimos feitos pelas organizações na operacionalização da Inteligência Artificial não podem ser necessariamente atribuídos à falta de talentos especializados na área. Pesquisa do Gartner realizada com 607 líderes de TI revelou que apenas 7% dos entrevistados apontaram para o fato de que habilidades limitadas de Inteligência Artificial são uma barreira para a implementação de projetos com as novas tecnologias. Em vez disso, as preocupações com segurança e privacidade, junto com a complexidade de integrar a Inteligência Artificial à infraestrutura existente, estão no topo da lista.

"Talento em Inteligência Artificial não é o principal problema", diz Erick Brethenoux, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. "O maior equívoco na jornada para escalar a Inteligência Artificial com sucesso é a busca por 'unicórnios', ou a combinação perfeita de Inteligência Artificial, negócios e habilidades de TI, todos presentes em um único profissional ou recurso. Como isso é impossível de ser encontrado, os líderes devem se concentrar em reunir uma equipe que tenha uma combinação equilibrada de conhecimentos e sistemas com as habilidades necessárias para garantir os melhores resultados".

Segundo o Gartner, organizações com o nível mais baixo de maturidade em ações de Inteligência Artificial não estão passando por problemas causados por falta de equipes ou recursos com habilidades em Inteligência Artificial. O estudo indica que 56% dos entrevistados consideram que suas empresas têm talentos suficientes ou podem facilmente contratar ou treinar profissionais para os projetos. Isso é corroborado, pois conforme as organizações melhoram a maturidade de Inteligência Artificial, também aumenta o nível de talentos, com 89% dos líderes relatando na pesquisa que não têm problemas para expandir o grupo de profissionais habilitados para sustentar um nível de maturidade mais alto em seus negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.