Korea Smart City encerra esta semana com lições sobre Governo Eletrônico

0

Post content – Durante última semana, a KOTRA São Paulo (Agência de Promoção ao Comércio e Investimento da Coreia do Sul) transmitiu o webinar dedicado a Cidades Inteligentes, o "Korea Smart City Week". Nesta sexta, 8, o evento se encerrou com a exposição do Sr. Hwang Jong-seong da Agência de Promoção da Informação Inteligente da Coreia. O evento online, também contou com a presença e análises de. Aleksandro Montanha, Presidente do Comitê de Cidades Inteligentes da ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas).

Embora o Brasil tenha avançado nesta direção, principalmente com a implementação do novo Marco Civil da Internet e a Lei geral de Proteção de Dados (LGPD), ainda existem processos que podem ser simplificados com a adesão das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Neste sentido, a exposição do Sr. Hwang ilustrou como o Governo Sul Coreano alcançou a transformação digital através da criação de um centro de dados e uma arquitetura propícia para integrar todas as esferas do governo federal, estadual e municipal.

Segundo Aleksandro Montanha "o governo brasileiro já entendeu da importância do governo digital, porém ainda está um passo atrás na implementação da digitalização desses processos… projetos de cidades inteligentes no Brasil ainda carecem de soluções de governo eletrônico (e-gov) que é o eixo principal". Para o Presidente do Comitê de Cidades Inteligentes da ABINC, dado a complexidade da administração pública brasileira, empresas coreanas poderiam trabalhar em conjunto com empresas brasileiras de IoT, ofertando tecnologias periféricas que podem ser aplicadas na infraestrutura local.

Em termos de Cooperação Bilateral, o governo coreano através da KOTRA São Paulo tem trabalhado em algumas iniciativas para compartilhamento de informações sobre digitalização de processos e simplificação de serviços públicos. Um exemplo é a elaboração de um Plano de Ação conjunto com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para "Apoio ao Aprimoramento do Sistema de Automação de Propriedade Industrial do Brasil". Esta cooperação envolveu visitas técnicas na Coreia e um programa de capacitação online.

Interessados no Korea Smart City Week que não puderam assistir as lives nesta semana, ainda poderão assistir às exposições no canal do Youtube da Kotra São Paulo.

A KOTRA São Paulo, desde a sua inauguração em 1969, tem promovido a cooperação e investimento entre a Coreia e o Brasil. Sua missão é apoiar empresas coreanas que buscam investir no mercado brasileiro, assim como, orientar empresas brasileiras que procuram fornecedores/soluções na Coreia.

Para mais informações, contato: saopaulo@kotra.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.