Os resultados de uma pesquisa realizada pela consultoria de negócios e tecnologia BearingPoint demonstram que a automatização de processos pode reduzir em até 30% os custos das companhias de seguros.
O estudo, denominado ?Como criar uma plataforma para as companhias de seguros para o século 21?, sugere que automatização de processos ? incluindo processos diretos, integração de sistema com as informações do cliente e planejamento orientado a serviços (SOA) ? para uma melhor eficiência, produtividade e maior capacidade, poderão obter, além dos 30% economizados, diversos outros benefícios, como a concentração de atividades em serviços para o consumidor, o que pode produzir inovações e estratégias corporativas.
?O momento nunca foi tão oportuno para as seguradoras reduzirem seus custos e se tornarem mais eficientes. Diversos fatores direcionam para isso, incluindo o aumento de produtos e serviços oferecidos ao mercado. Além disso, o setor precisa se aperfeiçoar no país, no mesmo nível com que outros segmentos da área financeira se aprimoram?, explica o gerente-sênior da BearingPoint, Moacir Oliveira.
O estudo foi desenvolvido em conjunto com Datamonitor, principal empresa de serviços da informação, especializada em análises de indústrias. A Datamonitor conduziu o estudo para a BearingPoint em julho deste ano, com base em entrevistas com CIOs de companhias de seguros globais.