Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Aprovado acordo entre Brasil e Uruguai para ampliar acesso à internet

Aprovado acordo entre Brasil e Uruguai para ampliar acesso à internet

0
Publicidade

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira, 6, a ratificação de um plano de ação conjunto entre Brasil e Uruguai para avançar a cooperação assinada em 2011 entre os dois países para a massificação do acesso à internet em banda larga e melhoria da conexão.

Os dois países vão trocar experiências sobre políticas de infraestrutura de telecomunicações; realizar pesquisas; trabalhar em projetos de financiamento conjunto e na implantação de políticas de inclusão digital educativa, como os projetos de telecentros comunitários e o programa Um computador por aluno (ProUCA).

O plano estabelece a criação de uma instituição coordenadora, que ficará responsável pelo diálogo entre os dois países. Também serão convocados encontros técnicos anuais para executar as metas estabelecidas. Um conselho composto de diplomatas e representantes dos ministérios competentes nos dois países vai definir as áreas prioritárias para a cooperação, elaborar os cronogramas das execuções das metas, entre outros.

O relator do texto, deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), ressaltou que o acordo atende ao interesse comum dos dois países, que pretendem ampliar o acesso e a velocidade de conexão das suas populações. “Além de promover a inclusão social e digital, poderá elevar o nível de competitividade e de produtividade da economia tanto do Brasil quanto do Uruguai”, defendeu.

Tramitação

Com a aprovação na Comissão de Relações Exteriores, a mensagem foi transformada no Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1391/13. A proposta será ainda analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, seguirá para o plenário. Com informações da Agência Câmara.

Í

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile