Flowics cria novas funções para Social TV

0

A atenção dos jovens e a publicidade, que antes eram exclusivas da TV, passam agora a ser divididas com Twitter, Facebook e as diversas outras redes que surgiram nos últimos anos. Para trabalhar a relação entre os diversos meios e fazê-los interagir, a Flowics, ferramenta que filtra e mostra o conteúdo das redes sociais em qualquer tela digital, criou recentemente uma série de novas funcionalidades para serem utilizadas em programas de TV ao vivo.

A primeira delas é a chamada "Twitter Voting", que permite criar votações com a participação da audiência. Funciona da seguinte forma: o apresentador de TV pede que os usuários publiquem sua preferência com envio de um Tweet com uma hashtag predefinida e a Flowics mostra na TV a evolução do resultado em tempo real. Outra função, a "Tweets Ticker", apresenta uma seleção de Tweets destacados. Com o design definido pelo programa e a possibilidade de se integrar aos sistemas de produção na TV, os melhores comentários são exibidos em tempo real durante a transmissão.

Outra novidade diz respeito à contagem de Tweets com a hashtag oficial do programa, que é exibida junto ao acumulado de comentários enviados pelo público, também em tempo real. A ideia é mostrar quantas pessoas estão assistindo e comentando sobre a transmissão, o que pode gerar mais engajamento na rede. O "Avatars Wall", por sua vez, exibe as fotos dos perfis de espectadores que participarem comentando no Twitter. Essa última é importante para gerar identificação entre o usuário e o programa.

Todas as novas funções são baseadas em uma plataforma específica de seleção e moderação. Por meio de algoritmos e regras como palavras positivas ou negativas, quantidade de caracteres e determinadas menções, a Flowics filtra automaticamente os melhores comentários no Twitter, o que facilita para produção do programa. "Atualmente, as emissoras têm que trabalhar com enormes quantidades de Tweets. Ao invés de escolher os melhores entre 1 milhão de comentários, com a ajuda da Flowics as emissoras podem selecionar as menções que querem publicar dentre as 50 melhores, já selecionadas pela Flowics. Assim, fica bem mais fácil", explica Gabriel Baños, CEO da Zauber, a empresa que criou a Flowics.

Ainda de acordo com Gabriel, as ferramentas aumentam a fidelização do telespectador a um programa ou canal de TV e seguram a audiência. "Quando o conteúdo que o usuário publica na internet é mostrado e respondido na TV, o telespectador se sente ouvido pelo canal e se mantém fiel ao programa. Por outro lado, se fizer um comentário e não receber nenhum retorno, a tendência é mudar o canal ou desligar", diz.

A Flowics pode ainda mostrar o número de comentários com determinadas hashtags e fornecer estatísticas como Tweets por minuto sobre diversos assuntos. A relação entre TV e as redes é tão intensa que até mesmo o Twitter e o Facebook têm procurado desenvolver funções específicas para o meio. O Twitter criou, em parceria com a Nielsen, um relatório chamado de "Twitter TV Ratings", no qual a rede vai difundir os programas mais comentados. O Facebook, por sua vez, firmou acordos com emissoras para oferecer informações sobre os seriados mais populares na rede social.

 A Zauber é uma boutique de software especializada em projetos de Internet, Social Analytics e Big Data. Fundada em 2007, na Argentina, a companhia oferece produtos de Social Intelligence para monitoramento de redes sociais e engajamento de audiências, usando métodos ágeis e tecnologias open source. Em 2011, recebeu investimento de US$ 1 milhão do fundo de venture capital Pymar/AX Ventures. Atualmente, atua em India, Espanha, e no Brasil, além da Argentina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.