Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Uso de dispositivos de IoT para ciberataques a empresas deve aumentar, alerta...

Uso de dispositivos de IoT para ciberataques a empresas deve aumentar, alerta FBI

0
Publicidade

Os ataques online lançados a partir de milhares de dispositivos conectados, como o que derrubou parte da internet em outubro nos Estados Unidos, devem aumentar, alerta relatório do FBI.

A polícia federal norte-americana havia emitido o boletim de advertência para várias companhias, em outubro passado, dizendo que a exploração de dispositivos de Internet das Coisas (IoT) para realização de ataques de pequena ou grande escala em empresas privadas provavelmente continuará. Mas o documento somente vazou na internet na sexta-feira, 4, e sua autenticidade foi confirmada por uma pessoa familiarizada com o assunto ao The Wall Street Journal.

Em um comunicado, o FBI disse que “em prol das parcerias público-privadas, o órgão rotineiramente informa a indústria privada sobre várias ciberameaças observadas durante o curso de nossas investigações. Esses dados são fornecidos para ajudar os administradores de sistemas a se protegerem contra ações de cibercriminosos”.

O FBI publicou o boletim de advertência cinco dias depois que hackers usaram uma rede chamada Mirai de dispositivos conectados à internet, incluindo câmeras e gravadores de vídeo digital, para lançar um ataque contra a fornecedora de infraestrutura para internet Dynamic Network Services, conhecida como Web Dyn. O ataque de 21 de outubro deixou mais de 1,2 mil sites inacessíveis, interrompendo serviços como o Twitter e Netflix.

A principal agência policial país afirmou que mais ataques são possíveis porque o código-fonte da Mirai é público, permitindo que qualquer pessoa com experiência técnica crie sua própria “rede de bots” de computadores hackeados. Pesquisadores dizem que outros hackers ao longo das últimas semanas usaram o código Mirai para lançar ataques diários de pequena escala, geralmente contra sites de jogos.

A botnet assume o controle de dispositivos e os reprograma para bombardear as vítimas com bilhões de bytes de dados indesejáveis, uma técnica conhecida como ataque distribuído de negação de serviço ou DDoS.

Autoridades dos EUA ligaram a plano para interromper as eleições desta terça-feira, 8, provavelmente a partir de um servidor instalado na Rússia, embora o FBI afirme que o país não está ligado à botnet Mirai. O diretor de Inteligência Nacional James Clapper disse não foi detectada a participação de governos estrangeiros por trás do ataque Mirai.

“O FBI não tem qualquer confirmação de um grupo ou indivíduos responsáveis pelo DDoS [Dyn]”, afirma o boletim.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile