Ford cria robô para testar durabilidade de assentos dos automóveis

0

A Ford desenvolveu um robô capaz de imitar com perfeição os movimentos das pessoas ao entrar e sentar no carro para testar o conforto e a durabilidade dos bancos. Apelidado de "Robutt" (algo como "Robô Bumbum", em tradução livre), ele tem o tamanho de um homem grande e permite simular dez anos de uso em apenas três semanas, repetindo até 25.000 vezes o ato de sentar e levantar.

Criado para o desenvolvimento do novo Fiesta na Europa, o equipamento agora foi incorporado ao arsenal da marca para utilização nos projetos de outros veículos. Os engenheiros usaram assentos de pressão para mapear os pontos de contato das pessoas ao sentar e aplicaram esses dados no robô para imitar os movimentos mais comuns e testar o desgaste dos materiais dos bancos.

Antigamente, esse desenvolvimento se limitava ao estudo dos aspectos e formas dos seres humanos. Hoje, a análise inclui a maneira como as pessoas entram e saem dos veículos e é possível avaliar também o conforto, usando um traseiro metálico para medir a deflexão e suavidade do banco.

"Desde o primeiro momento que entramos num carro, o banco cria uma impressão de conforto e qualidade", diz Svenja Froehlich, engenheira de durabilidade da Ford na Alemanha. "Antes, usávamos cilindros pneumáticos que simplesmente se moviam para cima e para baixo. Com o 'Robutt', agora podemos replicar de forma muito precisa como as pessoas realmente se comportam para criar um carro muito mais ergonômico e durável."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.