Publicidade
Início Gestão Cloud Para clientes, provedor de nuvem deve responder por proteção, privacidade e compliance...

Para clientes, provedor de nuvem deve responder por proteção, privacidade e compliance dos dados

0
Publicidade

De quem é a responsabilidade de proteção dos dados na nuvem? Na pesquisa “A Verdade sobre a Nuvem”, encomendada pela Veritas e realizada pela Vanson Bourne, 69% das empresas entrevistadas disseram que a responsabilidade de proteção, privacidade e compliance dos dados deve ser dos provedores de serviço. O estudo revela que mais da metade (54%) das empresas acredita que o provedor de serviços de nuvem é responsável pela transferência segura dos dados entre a empresa e a nuvem e mais da metade (51%) das empresas acredita que o provedor de serviços de nuvem deve assumir o backup dos workloads na nuvem.

O estudo ouviu 1200 empresas globais e tomadores de decisão na área de TI, os clientes estão adotando a multi-nuvem como um componente essencial das suas estratégias de negócios e constatou que 56% das organizações prioriza a nuvem na implantação de novos aplicativos e no gerenciamento de workloads e somente 1% delas não pretende adotar a nuvem nos próximos dois anos.

Esses mesmos clientes utilizam diferentes provedores de serviços de nuvem, incluindo a nuvem pública e a nuvem privada. Em relação à Infraestrutura como Serviço (IaaS), mais de dois terços (67%) das empresas utilizam ou planejam utilizar um ou mais provedores de nuvem. Quarenta e dois porcento afirmaram que estão usando ou planejam usar três ou mais  provedores de nuvem com o objetivo de melhorar a resiliência e a segurança dos dados e reduzir as despesas de capital (Capex) e operacionais (Opex).

A pesquisa abordou três áreas essenciais: os conceitos equivocados sobre o gerenciamento de dados na nuvem pública; o aumento na adoção da multi-nuvem e as futuras transferências para a nuvem. Mais de oito em cada dez (83%) empresas que usam ou planejam usar a IaaS acreditam que o provedor de serviços de nuvem é responsável pela proteção dos seus dados na nuvem; e mais de dois terços (69%) dos respondentes acreditam que a proteção e a privacidade dos dados  e o cumprimento dos requisitos de compliance são responsabilidade dos provedores de serviços.

Multi-Nuvem

A pesquisa também apontou que as empresas já estão utlizando ou planejam utilizar plataformas de nuvem múltiplas, incluindo nuvens públicas e privadas. No entanto, muitas empresas continuam a enfrentar uma série de desafios para acessar a nuvem – tanto a pública quanto a privada. Os principais obstáculos enfrentados pelas empresas são:

  • A complexidade do processo de migração para a nuvem (37%).
  • As limitações dos sistemas de tecnologia legados (36%).
  • A falta de profissionais especializados dentro das empresas (38%).
  • A falta de uma estratégia clara (32%).
  • Silos de dados (27%).

Em relação à IaaS, surpreendentemente 16% dos respondentes afirmaram que já utilizam ou planejam utilizar  cinco ou mais provedores de nuvem. Segundo os entrevistados, a privacidade e a segurança dos dados e o cumprimento dos requisitos de compliance, assim como o desempenho dos  workloads e o tempo de atividade são fatores determinantes  na escolha do provedor de nuvem.

Futuras tendências na nuvem

Segundo a pesquisa, os gastos de TI com tecnologias de nuvem, incluindo provedores de nuvem pública, devem aumentar de 12% em 2017 para 18% nos próximos dois anos.  Esta tendência deve aumentar, pois mais da metade (58%) das empresas que atualmente usam um provedor de nuvem planejam expandir o seu portfólio para múltiplas plataformas de nuvem. No cenário atual, 75% das empresas trabalham com um provedor de nuvem pública IaaS.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile