Publicidade
Início Serviços Case Banco Carrefour otimiza em mais de 70% armazenamento de dados com soluções...

Banco Carrefour otimiza em mais de 70% armazenamento de dados com soluções da Veritas

0
Publicidade

Após iniciar a operação da nova infraestrutura de armazenamento de dados baseada na solução Veritas Netbackup e Infoscale, o Banco Carrefour calcula que reduziu em 78% o espaço usado para guardar dados e diminuiu de 30 horas para cinco horas o tempo que levava para concluir o armazenamento das informações do servidor de arquivos.  

Braço financeiro do Grupo Carrefour, o banco iniciou suas operações oficialmente em maio de 2007 e possui um portfólio variado de produtos. Com mais de 8 milhões de clientes, a instituição financeira atende ao segmento de varejo dos supermercados Carrefour e Atacadão. Alinhado à transformação digital, o Banco Carrefour investe em tecnologias focadas em melhoria de desempenho e redução de custo visando a importância da disponibilidade das informações para o seu negócio.

O banco investiu na solução da Veritas para backup, restore, otimização e sanitização de dados. A implementação foi realizada em três etapas: na primeira, virtualizaram 90% do ambiente; na segunda, realizaram o backup das demais máquinas e files services; e na terceira adotaram soluções de big data.

Atualmente, os dados são armazenados em dois data centers, garantindo mais segurança às informações e alta disponibilidade ao negócio. Dessa forma, a empresa consegue proteger os servidores de arquivos e o banco de dados, que atende às aplicações de cartões de crédito e informações dos usuários. Além disso, com a tecnologia, a empresa eliminou a duplicação que acontecia com muita frequência, e, hoje, tudo o que está repetido é automaticamente descartado, reduzindo assim, o volume armazenado de 2.4 para 1.9 terabytes.

“Entender a real necessidade do armazenamento e principalmente tirar valor agregado para o negócio desse armazenamento foi fator chave na decisão de escolha pela solução da Veritas, Hoje além da velocidade de armazenamento ganhamos a possibilidade de replicação de ambientes produtivos que ajudam o nosso lab e incubação de startups”, diz Jose Manuel Silva, diretor de TI e Operações do Carrefour.  

O projeto também aprimorou a entrega de infraestrutura como serviço e melhorou os processos organizacionais, contribuindo para os resultados do negócio.
 
“Reduzimos muito os tempos de backup, gerenciamento e espaço de armazenamento, mas sempre lembrando que o mais importante não é o backup e sim a garantia que o dado será restaurado no tempo que o negócio precisa, afirma Marcos Braga Stahl, gerente de TI Infraestrutura do Banco Carrefour. “A empresa pretende expandir o contrato com a Veritas além dos atuais cinco anos. Além disso, o Banco Carrefour já tem em seu horizonte a conexão com nuvens públicas, que devem ser utilizadas apenas para os dados de longuíssima retenção. Com a implantação dessa plataforma demos um passo significativo na adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), conclui o gerente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile