Publicidade
Início Notícias Gestão Portal concentrará informações do processo eletrônico do governo

Portal concentrará informações do processo eletrônico do governo

0
Publicidade

Para facilitar o acesso dos órgãos e entidades interessados na adoção de soluções digitais de processo eletrônico, o Governo Federal apresentou nesta sexta-feira, 8, o portal www.processoeletronico.gov.br. A plataforma vai reunir informações sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), barramento de serviços, protocolo integrado, dentre outros produtos do Processo Eletrônico Nacional (PEN) em um único canal.

Até o momento, 107 órgãos e entidades públicas federais implantaram o SEI. Com a adoção do sistema, o Governo Federal já economizou cerca de R$ 35 milhões. O projeto viabiliza o modelo de governança do SEI e fornece insumos para melhor gestão das soluções de transformação do Estado adotadas pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, e, em especial, dá transparência ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), detentor da propriedade intelectual do SEI.

A unificação das informações no portal também vai englobar notícias, projetos em andamento, capacitações previstas, simulação do custo para implantação, gráficos com indicadores negociais e detalhamento dos órgãos e das entidades que adotaram o SEI.

O portal conta também com outras soluções de processo eletrônico como o barramento de serviços, que permite o trâmite digital dos processos administrativos independentemente da solução adotada, com 33 órgãos já tramitando processos externos em formato 100% digital. Já o protocolo integrado disponibiliza a consulta integrada do trâmite processual dos sistemas de protocolo do Governo Federal.

Gestão centralizada

Também está disponível o módulo estatístico do SEI que tem por objetivo coletar informações negociais e técnicas dos órgãos e enviá-las ao Ministério da Economia para que seja possível conhecer a realidade dos órgãos que atuam no âmbito do PEN; permitir ampla transparência sobre a temática do processo eletrônico; e auxiliar os gestores em questões relativas à segurança da informação, bem como em relação às diretrizes de cessão de uso do SEI definidas pelo TRF4.

O Ministério da Economia espera, ainda, que sejam minimizados os riscos de uso indevido da solução e poupados recursos públicos com a adoção cada vez maior do paradigma digital em processos administrativos eletrônicos. “A transformação digital passa também pelo olhar do gestor público. É ele quem elabora e conduz processos que mexem com a vida de milhares de brasileiros. Fazer isso em formato digital certamente trará mais eficiência e transparência para o Estado”, comenta Cristiano Heckert, secretário de Gestão do Ministério da Economia.

Processo Eletrônico Nacional

O Processo Eletrônico Nacional (PEN) é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública para a construção de uma infraestrutura pública de processo administrativo eletrônico. Uma iniciativa de gestão pública, que visa a obtenção de substanciais melhorias no desempenho dos processos da administração pública, com ganhos em agilidade, produtividade, satisfação do público usuário e redução de custos.

O PEN introduz práticas inovadoras no setor público – elimina o uso de papel como suporte físico para documentos institucionais e disponibiliza informações em tempo real, sendo composto por quatro ações: Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo TRF4; Aplicativo SEI; Barramento e Protocolo integrado.

Sistema Eletrônico de Informações

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo TRF4, é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. A solução é cedida gratuitamente para instituições públicas e permite transferir a gestão de documentos e de processos eletrônicos administrativos para um mesmo ambiente virtual.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile