Nexxera adota hiperconvergência e garante continuidade de serviços e estabilidade de sistemas

0

A Nutanix anuncia projeto bem-sucedido de infraestrutura hiperconvergente com a Nexxera, player do mercado de pagamento B2B no país, especialista em implementar plataformas integradas de serviços de automação bancária, gestão de cobranças e recebimentos, e provedor de tecnologias de relacionamento com fornecedores. A iniciativa contou com parceria de outros importantes players, como a fabricante Lenovo e a integradora Safesystem, tendo como objetivos principais a garantia da continuidade de serviços e a estabilidade dos sistemas em plataformas de alta performance.

Fundada na década de 90, a empresa catarinense Nexxera sempre ofertou seus serviços no modelo SaaS. Mesmo na época em que o setor de Telecom era deficitário e os conceitos ainda pouco conhecidos, a Nexxera se aventurou no mercado prestando serviço de EDI (Eletronic Data Interchange), promovendo conexão com seus servidores entre empresas e bancos e facilitando os processos financeiros de seus clientes. Hoje, com grande destaque em seu segmento, a Nexxera detém conectadas à sua rede quase 80% das 500 maiores empresas do Brasil e mais de 100 instituições financeiras homologadas, além de diversas operadoras de cartão e bancos internacionais que atestam toda capacidade de seu novo ambiente hiperconvergente.

Gerenciamento aprimorado

Thiago Garcia, diretor de infraestrutura de TI da Nexxera, explica que por muitos anos a empresa ofertou serviços por meio de servidores e infraestrutura em três camadas, com vários sistemas distintos para fazer todo monitoramento de consumo e disponibilidade, o que resultava em uma operação bastante complexa. Segundo ele, nessa época eram utilizadas mais de 25 blades instalados em três racks e 12 nós em storage. Isso acabou sendo simplificado e substituído por apenas oito nós de Nutanix, instalados em dois data centers conectados, responsáveis pela replicação dos dados.

Trazendo robustez e alta disponibilidade, a solução de hardware da Lenovo contemplou appliances para HCI Nutanix, servidores e storage para banco de dados, e toda camada de conectividade do ambiente, incluindo a conexão entre os dois data centers. Todo novo ambiente é suportado por Serviços Premier, o que inclui benefícios de ponto único de contato com número de telefone e analistas dedicados com suporte 24×7.

Agora a Nexxera consegue ter uma visão geral da operação, principalmente sobre a gestão da capacidade e da disponibilidade dos servidores de hardware. A empresa também conta com recursos de playbook de failover e failback – que em caso de indisponibilidade do site principal, garante que as aplicações e serviços continuem no ar – e microssegmentação de rede no modelo firewall de tráfego leste-oeste – onde a solução Flow da Nutanix permite um nível extra de segurança, monitorando a comunicação entre as máquinas virtuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.