Nexxera adota hiperconvergência e garante continuidade de serviços e estabilidade de sistemas

0
14

A Nutanix anuncia projeto bem-sucedido de infraestrutura hiperconvergente com a Nexxera, player do mercado de pagamento B2B no país, especialista em implementar plataformas integradas de serviços de automação bancária, gestão de cobranças e recebimentos, e provedor de tecnologias de relacionamento com fornecedores. A iniciativa contou com parceria de outros importantes players, como a fabricante Lenovo e a integradora Safesystem, tendo como objetivos principais a garantia da continuidade de serviços e a estabilidade dos sistemas em plataformas de alta performance.

Fundada na década de 90, a empresa catarinense Nexxera sempre ofertou seus serviços no modelo SaaS. Mesmo na época em que o setor de Telecom era deficitário e os conceitos ainda pouco conhecidos, a Nexxera se aventurou no mercado prestando serviço de EDI (Eletronic Data Interchange), promovendo conexão com seus servidores entre empresas e bancos e facilitando os processos financeiros de seus clientes. Hoje, com grande destaque em seu segmento, a Nexxera detém conectadas à sua rede quase 80% das 500 maiores empresas do Brasil e mais de 100 instituições financeiras homologadas, além de diversas operadoras de cartão e bancos internacionais que atestam toda capacidade de seu novo ambiente hiperconvergente.

Gerenciamento aprimorado

Thiago Garcia, diretor de infraestrutura de TI da Nexxera, explica que por muitos anos a empresa ofertou serviços por meio de servidores e infraestrutura em três camadas, com vários sistemas distintos para fazer todo monitoramento de consumo e disponibilidade, o que resultava em uma operação bastante complexa. Segundo ele, nessa época eram utilizadas mais de 25 blades instalados em três racks e 12 nós em storage. Isso acabou sendo simplificado e substituído por apenas oito nós de Nutanix, instalados em dois data centers conectados, responsáveis pela replicação dos dados.

Trazendo robustez e alta disponibilidade, a solução de hardware da Lenovo contemplou appliances para HCI Nutanix, servidores e storage para banco de dados, e toda camada de conectividade do ambiente, incluindo a conexão entre os dois data centers. Todo novo ambiente é suportado por Serviços Premier, o que inclui benefícios de ponto único de contato com número de telefone e analistas dedicados com suporte 24×7.

Agora a Nexxera consegue ter uma visão geral da operação, principalmente sobre a gestão da capacidade e da disponibilidade dos servidores de hardware. A empresa também conta com recursos de playbook de failover e failback – que em caso de indisponibilidade do site principal, garante que as aplicações e serviços continuem no ar – e microssegmentação de rede no modelo firewall de tráfego leste-oeste – onde a solução Flow da Nutanix permite um nível extra de segurança, monitorando a comunicação entre as máquinas virtuais.

Deixe seu comentário