A 3ª edição do Prêmio Global Workforce Transformation, o.GWT Awards – prêmio da transformação da educação e empregabilidade tech -, promovido pela startup DIO teve o Santander, a AWS e a Avanade como as empresas mais premiadas da noite.
O Santander teve 5 premiações, além de ser o ganhador do Top Global Workforce Transformation, sendo a empresa com maior abrangência de impacto na comunidade DIO, considerando volume de programas, pessoas, tecnologias, geração de oportunidades e grupos subpresentados, com a concessão de mais de 100 mil bolsas de estudo. Já a AWS venceu em três categorias e a Avanade em duas. A cerimônia de entrega aconteceu no dia 28 de outubro, no Cubo Itaú, em São Paulo.
A premiação, que teve como mestre de cerimônias o comunicador Marcelo Tas, reconheceu empresas e profissionais que estão moldando a nova geração de talentos para as carreiras do futuro, gerando transformação social através da inclusão e oportunidades de emprego no mercado de tecnologia. Com o tema “Changing the Future Together”, foram premiadas 14 empresas em 21 categorias, destacando aqueles que estão criando oportunidades de inclusão e impacto social através da tecnologia.
Além de levar o grande prêmio da noite, o Santander também foi o vencedor em outras cinco categorias: Diversity in Tech, Women in Tech, Bootcamp with Highest Impact, Top Community Impact e Top Global Workforce Transformation.
A AWS também arrematou mais de um prêmio, vencendo em três categorias “O reconhecimento da AWS nas categorias Bootcamp with Highest Engagement, Top Content Sponsor e Top Global Career Accelerator, demonstra que, por meio da colaboração com a DIO, estamos no caminho certo para honrar nosso compromisso de capacitar milhares de talentos tecnologia no Brasil e no mundo”. diz Andréa Leal, gerente de Treinamentos Massivos da AWS para a América Latina.
Ela diz ainda que há uma lacuna de talentos estimada em 2,5 milhões de pessoas na América Latina, segundo o IDC, e de 530 mil pessoas no Brasil, de acordo com a Brasscom. Pensando em contribuir para fechar essa lacuna, a AWS assumiu compromisso global de treinar 29 milhões de pessoas em habilidades em nuvem até 2025, e superou essa meta em 2024, chegando a 31 milhões de pessoas.
Ao todo, na 3ª edição do GWT Awards, foram premiadas 14 empresas e parceiros, entre 264 organizações que colaboram com a DIO para transformar a educação e empregabilidade, impactando mais de 1.5 milhão de estudantes e profissionais tech. Nestas parcerias, já foram distribuídas mais de 3 milhões de bolsas de estudo em bootcamps, com 50.000 talentos recomendados a empresas inovadoras e 10.000 contratações efetivadas por meio da plataforma da DIO.