A Visa anunciou a emissão de seu décimo bilionésimo token no mundo. Já no Brasil, a empresa revelou que superou a quantia de 400 milhões de tokens emitidos, entre credenciais de crédito, débito e pré-pagas. Em linhas gerais, a tecnologia de tokenização gera chaves eletrônicas (tokens) que registram de forma clara e imutável as informações digitais de uma transação, além de permitir a autenticação do portador junto ao dispositivo que ele está utilizando.
Ainda há mais dados divulgados pela gigante de pagamentos digitais, como a surpreendente marca de mais de 60% das transações online com suas credenciais no Brasil já serem tokenizadas, chegando exatamente a 63%.
A Visa também anunciou que as suas transações tokenizadas obtiveram um índice de fraudes 5 vezes menor quando comparadas às transações que não utilizam a tecnologia. Esse número é particularmente interessante, mostrando que os tokens trazem mais segurança para empresas que lidam com um grande volume de transações online, como bancos e varejistas. Para mais, os tokens também tornam a experiência daqueles que compram nos e-commerces mais segura.
“Os resultados ilustram como os tokens da Visa estão ajudando emissores e lojistas a gerenciar grandes fluxos de pagamentos de forma segura, confiável e de acordo com todas as diretrizes de responsabilidade. Além disso, o crescimento na adoção da tecnologia contribui para melhorar a experiência do consumidor e aumentar a sua segurança ao transacionar online”, explica Leandro Garcia, diretor executivo de Soluções para Pagamentos Digitais.
Solução Click to Pay é carro-chefe da Visa quando o assunto é tokenização
Há alguns meses, o Click To Pay passou a fazer parte do leque de soluções tecnológicas inovadoras oferecidas pela Visa no país. O lançamento foi uma evolução dos pagamentos na internet, pois conseguiu unir de maneira efetiva experiência e segurança para os principais atores envolvidos nas transações online: emissores, lojistas e consumidores.
Na prática, o Click To Pay aparece para o consumidor como uma opção de pagamento no checkout do e-commerce, junto às demais. Após um primeiro cadastro ao escolher essa modalidade, o usuário passa por uma rápida autenticação e insere suas informações pessoais, apenas uma vez. Após essa etapa, basta confirmar a compra para que o pagamento seja concluído, sem a necessidade de inserir mais informações e dados da credencial.
A tokenização entra na história já que ela substitui os 16 dígitos de uma credencial de débito ou crédito por um número exclusivo e individual, o chamado “token”. Cada token é único para cada dispositivo, site ou app de compras e fica armazenado em ambiente seguro pela arranjadora de pagamentos digitais. Logo, os varejistas somente acessam os dados para a realização do pagamento, podendo armazená-los somente com o consentimento do consumidor.
Usando o Click To Pay pela primeira vez, a credencial tokenizada é vinculada ao dispositivo do portador, para autenticar que é ele de fato que está realizando a transação. Essa camada adicional de segurança é conhecida como Visa Cloud Token e reforça a proteção nos pagamentos digitais durante toda a jornada no comércio eletrônico.
“A tokenização está cada vez mais sendo utilizada para trazer maior segurança, conversão de vendas e melhor experiência em transações online. Vislumbramos um grande potencial quanto ao seu futuro esperamos que o número de tokens emitidos pela Visa continue crescendo, tanto no Brasil, como globalmente, à medida que cada vez mais emissores, varejistas e consumidores constatam os benefícios da tecnologia para os seus negócios e seus dados”, finaliza Leandro.
Vale ressaltar que atualmente, 29% de todas as transações globais processadas pela Visa usam tokens e mais de 8.000 emissores estão habilitados para tokenização, com mais de 200 mercados habilitados com a tecnologia globalmente. A tecnologia já poupou USD 650 milhões em fraudes no mundo todo somente no ano passado.