Estamos no meio da revolução digital que está mudando nossa maneira de se comunicar, trabalhar e viver que, por sua vez, têm implicações significativas sobre a forma como produzimos, armazenamos e recuperamos as informações. Praticamente toda a informação está se tornando digital. Coletivamente, estamos a um passo de gerar cerca de 1,2 zetabytes (10²¹ de bytes) de informações digitalizadas já neste ano, de acordo com dados da IDC. A expectativa é de crescimento para até 35 zetabytes, ou 35 trilhões de gigabytes, em 2020². Se todas essas informações estivessem armazenadas em um disco de DVD, teríamos uma extraordinária pilha capaz de alcançar meio caminho até Marte. No Brasil, não é diferente. Diante dessa realidade, é fundamental buscar soluções confiáveis, de custo adequado e que possibilitem a administração e o armazenamento das informações de forma fácil e escalável. Chamamos isso de Unified Storage Plataform, ou plataforma de armazenamento unificada.
O aumento das informações está ocorrendo tanto em nível pessoal como empresarial. A expansão de dispositivos de uso pessoal contribui para a criação de informação e a forma de compartilhamento. Fotos migraram de álbuns físicos para dispositivos como smartphones e sites de compartilhamento de imagens. Somente no Facebook são mais de 25 bilhões de unidades de conteúdo compartilhadas a cada mês³, exigindo mais de 60 mil servidores para lidar com o armazenamento e o processamento⁴ dessas informações.
Nas empresas, o crescimento de transações on-line e serviços que precisam ser armazenados, protegidos e gerenciados, não tem precedentes. O site chinês de comércio eletrônico Taobao, similar ao e-Bay, atingiu, em um só dia de setembro de 2009, a incrível marca de mais de 4,5 milhões de itens vendidos e processou 65 mil transações. Considerando que cada item contenha a descrição, fotos e dados dos clientes, há a necessidade crescente por soluções de armazenamento robustas e escaláveis.
Armazenamento insuficiente
O volume de conteúdo digitalizado já ultrapassou a quantidade de espaço disponível para armazenamento. A IDC estima um déficit na capacidade total de cerca de 40%, caso todas as informações criadas no ano passado tivessem que ser armazenadas. Esta diferença só aumentará ao longo do tempo. Servidores tradicionais tornaram-se muito caros como uma solução de longo prazo, especialmente se considerarmos todos os custos inclusos – equipamentos, licenças de software e administração da rede. Nos últimos anos, uma nova classe de soluções que combinam os protocolos de armazenamento de informações em rede Network-Attached Storage (NAS) e Storage Area Network (SAN) tornou-se viável. Em vez de vários servidores rodando em várias plataformas, estes novos sistemas trabalham em uma única plataforma, proporcionando às empresas altos níveis de confiabilidade, de escalabilidade e ferramentas eficazes para administrar suas necessidades de armazenamento de informações.
A crescente dependência das informações armazenadas tem impacto direto na receita das empresas. Um único minuto de indisponibilidade nas transações comerciais pode trazer grandes prejuízos. Para uma empresa como a Taobao, da China, perder um minuto do tempo de atividade pode custar à empresa US$ 36 mil por minuto ou, aproximadamente, US$ 2 milhões por hora.
A seleção correta de uma solução deve considerar os negócios futuros e o crescimento das informações a serem armazenadas. Por exemplo, a Shanghai Ocean University previu o gerenciamento de 100 terabytes de e-books e vídeos de sua biblioteca digital, além de planejar para o futuro a criação de um centro de supercomputação. Com a necessidade de flexibilidade e escalabilidade em mente, optou por uma plataforma de armazenamento unificado que proporciona, não apenas alto desempenho, mas também a capacidade de escalar até 15 petabytes, no futuro. Outro benefício desta solução é a função "Dynamic Storage Tiering" (DST, ou armazenamento dinâmico em camadas), que permite a movimentação dinâmica dos dados por diferentes camadas de armazenamento, de acordo com as necessidades de uso. Por exemplo, as informações mais acessadas podem ser armazenadas em servidores de "primeira camada", que consistem em discos mais rápidos, enquanto que as menos voláteis sejam armazenadas em camadas secundárias (2 ou 3). Como na maioria das organizações, apenas 10% das informações armazenadas são acessadas frequentemente, 90% do conteúdo da universidade foi redirecionado para camadas de armazenamento mais econômicas, utilizando a tecnologia DST. O resultado foi uma economia estimada em 700 mil dólares.
Alto desempenho
Toda esta demanda em torno das informações aumenta, também, a necessidade pelo desempenho dos sistemas de armazenamento. Para atender essa demanda é necessária a distribuição dos dados em vários pontos de conexão (nós) de sistema de armazenamento. Um sistema de armazenamento unificado entrega esta solução ao permitir que cada ponto da rede NAS compartilhe simultaneamente o conjunto (pool) de equipamentos. Além disso, sistemas NAS tornam possível o acesso simultâneo a uma mesma informação, melhorando o tempo de resposta e o desempenho para muitos usuários.
Embora sejam muito mais sofisticadas, o gerenciamento dessas tecnologias deve ser simples e intuitivo. Sistemas de armazenamento unificado oferecem ferramentas de gerenciamento centralizado de fácil utilização e acesso, seja através de uma aplicação de interface gráfica para usuário (GUI), seja por meio de uma interface web. Os administradores de sistema podem usar essas ferramentas para definir alertas com múltiplos mecanismos de comunicação, no caso de uma falha do sistema. Backups de dados também podem ser configurados e monitorados de forma eficaz.
A revolução digital continua inabalável e esperamos que mais mudanças ocorram na forma de gerar, proteger, armazenar a administrar informações, conforme evoluímos nesse contexto de "universo digitalizado" de conteúdos. Para as empresas, a procura por soluções inovadoras de armazenamento de informações só aumentará e será cada vez mais importante que estas sejam altamente confiáveis, escaláveis e simples de administrar. As plataformas de armazenamento unificado se adaptam às mudanças de necessidades de negócio das empresas e as deixa livres para focarem na melhoria de seus negócios, como fizeram a Taobao e a Shangai Ocean University, clientes da Huawei Symantec.
Referência:
¹ Drowning in data: IDC predicts a plethora of petabytes
² Drowning in data: IDC predicts a plethora of petabytes
³ http://www.facebook.com/press/info.php?statistics
4 http://www.datacenterknowledge.com/archives/2010/06/28/facebook-server-count-60000-or-more/
*Liu Peng é diretor sênior da Huawei Symantec do Brasil.
- Liu Peng, da Huawei Symantec