Fundação Amaral Carvalho ganha eficiência com automação de processos

0

O Hospital Amaral Carvalho bateu o seu próprio recorde no ano passado: registrou o maior número de transplantes de medula óssea realizados em toda a história da Fundação Amaral Carvalho. Localizada na cidade de Jaú, no interior de São Paulo, a fundação é uma das mais antigas entidades filantrópicas privadas de assistência à saúde e promoção do bem-estar. Ela é formada por um conjunto de entidades dedicadas prioritariamente à pesquisa, prevenção e tratamento do câncer, e tem como âncora o Hospital Amaral Carvalho.

Milena Meira Gonçalves, coordenadora de planejamento da Fundação Amaral Carvalho, informa que a área de TI participa ativamente do atendimento ao paciente ao garantir disponibilidade de infraestrutura de rede, hardware e software, para o acesso às informações pelo corpo médico e pela equipe de enfermagem. "A nossa disponibilidade atual está em torno de 99%, sendo que o 1% de indisponibilidade deve-se à necessidade de atualizações do sistema de gerenciamento hospitalar, devido às novas regras do Sistema Único de Saúde", informa.

Mas nem sempre a infraestrutura da fundação foi tão redonda. Nos últimos dois anos a prioridade da entidade foi a implantação do software de gerenciamento eletrônico de documentos (GED), a implantação do software de digitalização de imagens médicas (PACs) e o outsourcing de desktops, storages e chassi de rede.

Cada projeto teve a sua necessidade específica, informa Milena. O GED foi originado pela necessidade de aperfeiçoar a gestão de documentos do setor de faturamento, além liberar espaço físico no setor de arquivo médico (SAME). Também era preciso estabelecer um novo processo: a gestão eletrônica de contratos. O PACs partiu da necessidade de tornar acessíveis as imagens médicas, com maior agilidade e qualidade, além de reduzir o custo dos insumos. O outsourcing partiu da necessidade de evolução tecnológica e upgrade das máquinas.

Segundo a coordenadora, para cada uma das soluções adotadas, foram realizadas pesquisas no mercado e visitas de benchmarking. “A expectativa é que tenhamos maior agilidade e segurança das informações, para melhor atendimento do paciente”, diz Milena. Ela completa informando que as soluções de software atingiram em torno de 200 colaboradores, já a parte de hardware foi para toda a instituição. Entre os diferenciais dos projetos, Milena destaca a possibilidade de locação dos equipamentos, o que reduz os recursos imobilizados pela entidade.

Com um faturamento, em 2010, de R$ 96milhões, o hospital conta com 1.866 funcionários, atende a 462 municípios em São Paulo e mais 548 em outros Estados e realizou, em 2010, 18.713 cirurgias e 14.030 internações. Com este porte, a instituição está ciente de que não pode parar. Para 2012, informa Milena, já estão traçdas as seguintes prioridades: a estruturação de um site backup para garantir a disponibilidade do serviço; a implantação de nova estrutura de gerenciamento de e-mails; ampliação dos controles de segurança da informação; e a implantação de uma política de consumerização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.