Brechas de segurança é a preocupação de 58% dos administradores de TI

0

Entre as principais preocupações dos administradores de TI, a que figura em primeiro lugar é a segurança. Uma pesquisa aplicada nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Brasil e América Latina, solicitada pela Paessler AG, especialista em monitoramento de rede, apontou que 58% dos responsáveis por departamentos de TI consideram as brechas de segurança uma "questão relevante" ou "com alguma relevância" – estimativa superior a outras preocupações comuns, como performance, disponibilidade ou problemas com o hardware.

Durante a pesquisa, realizada no segundo semestre de 2015, os entrevistados foram solicitados a identificar as áreas mais críticas do departamento. Além das lacunas de segurança, estavam inclusos: problemas de hardware, garantia de tempo de atividade de rede (52%), aumento do uso da largura de banda (48%), shadow IT (TI invisível), disponibilidade do servidor de e-mail, servidor hang-ups, ganhos ambientais, desempenho do site, máquinas virtuais, desempenho do banco de dados, qualidade de som VoIP e do streaming de vídeos, e backups. Problemas que podem ser resolvidos com o auxílio do monitoramento de rede.

No entanto, ao admitirem serem os problemas com segurança a preocupação número um dentro dos departamentos de TI, os administradores demonstram acreditar que a rede não esteja recebendo proteção suficiente, e que é necessário redobrar a cautela.  "Antes de tudo, é necessário ter a visão global da rede, e de tudo o que está conectado a ela, para que se possa elaborar um plano completo de segurança", comenta Jürgen Thiel, gerente de desenvolvimento de negócios para o Brasil da Paessler AG.

Na luta contra invasores mal-intencionados o software de monitoramento de rede pode ser tornar uma arma poderosa. Isto porque, ao fornecer informações completas sobre a rede, a ferramenta ajuda na elaboração da estratégia de segurança, facilitando o uso preciso e adequado dos outros produtos de segurança comuns. Uma vez instalado, o software é capaz de visualizar as soluções de segurança, garantindo que elas estejam online e, simultaneamente, buscando atividades estranhas ou fora do radar.

"A participação de brasileiros na pesquisa é importante e aponta questões comuns a todos os administradores de TI em âmbito mundial. Cada vez mais, vírus, malwares e outros invasores maliciosos aparecem, tentando explorar os diversos níveis da infraestrutura, buscando pontos frágeis onde se instalar Nesse contexto, conhecer a rede a fundo é uma vantagem ao sistema de segurança – e o monitoramento de rede desempenha essa função perfeitamente", considera Jürgen Thiel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.