UE inicia investigação contra Qualcomm por 'práticas anticoncorrenciais' na venda de chip

0

A Comissão Europeia iniciou uma investigação contra a Qualcomm por "possíveis práticas comerciais anticompetitivas", informou o Boletim Oficial da União Europeia nesta terça-feira, 8. A fabricante de chips para dispositivos móveis é acusada de pagar ilegalmente "quantias significativas", desde 2011, a um grande fabricante de tablets e smartphnes, cujo nome não foi revelado, para usar exclusivamente seus chips.

O órgão antritruste investiga ainda a possibilidade de a empresa ter vendido alguns chipsets abaixo do custo, entre 2009 e 2011, para sufocar a concorrência da Icera, fabricante de processadores para celulares e tablets 3G e 4G, adquirida há pouco mais de quatro anos pela Nvidia. "Estamos averiguando se as práticas comerciais da Qualcomm podem ter empurrado para fora do mercado concorrentes menores [como a Icera] ou se elas as impediram de competir", disse a chefe antitruste do bloco econômico, Margrethe Vestager.

Se as acusações forem confirmadas, a Qualcomm poderá ter de pagar multa de até 10% sobre sua receita global anual, que contabilizou mais de US$ 25 bilhões no ano fiscal de 2015, encerrado em 27 de setembro.

Em comunicado, a Qualcomm diz que está cooperando com as autoridades da União Eeuropeia. "Estamos ansiosos para demonstrar que a concorrência na venda de chips móveis tem sido e continua a ser forte e dinâmica, e que as práticas de vendas da Qualcomm sempre estiveram em conformidade com a legislação de defesa da concorrência europeia", disse o conselheiro geral da Qualcomm, Don Rosenberg.

A Qualcomm tem três meses para responder à acusação e quatro meses para responder à acusação de prática de dumping nos preços de chipsets. A empresa também pode pedir uma audiência à Comissão Europeia para melhor explicar o caso.

A fabricante de chips também está sendo investigada pela autoridade antitruste de Taiwan devido aos seus acordos de licenciamento de patentes. Ela também disse que está cooperando com as autoridades taiwanesas e também sustenta que está em conformidade com as leis locais.

A Qualcomm é a maior fabricante mundial de chips de banda base, que são usados ??para processar as comunicações em smartphones, tablets e outros dispositivos de banda larga móvel. Após ele ter adquirido algumas empresas rivais que forneciam chips para dispositivos usados em redes LTE, de quarta geração, várias fornecedores abandonaram o negócio de banda base, incluindo Texas Instruments e a Broadcom Corp, pela impossibilidade de competir com ela. Com informações de agências de notícias e imprensa internacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.