A Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro), entidade de pesquisa ligada ao Ministério do Trabalho (MTb), está ajudando a traduzir um aplicativo que possibilita a empregadores e trabalhadores a implementação de um local de trabalho mais seguro e adequado. É o ILO Ergonomic Checkpoints ou Pontos de Verificação da Ergonomia da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A plataforma digital já está disponível na Play Store para download nos sistemas Android e IOS, mas na sua versão em inglês. A Fundacentro ficou responsável pela tradução dos menus e estará disponível em breve na página da OIT.
Por meio do aplicativo, o usuário poderá criar 132 listas de soluções em ergonomia para o bem-estar no trabalho como armazenamento e manuseio de materiais; segurança da máquina; design da estação de trabalho; instalações de iluminação; controle de substâncias e agentes perigosos; instalações de bem-estar; organização do trabalho etc.
As verificações da ergonomia estão relacionadas com estações de trabalho de computador, cabines de condução e condução de empilhadeira, trabalho em altura, ambientes de trabalho a frio, sistemas de ar condicionado, áreas de trabalho de escritório, produtos químicos perigosos, reciclagem de resíduos, espaços confinados, extintores, planos de evacuação, exercícios físicos, participação plena de trabalhadores femininos e masculinos, trabalhadores migrantes, trabalhadores jovens, questões culturais e sistemas de gestão de riscos.