Publicidade
Início Gestão Cloud A nuvem habilita a inovação e a transformação

A nuvem habilita a inovação e a transformação

0
Publicidade

O setor de energia e serviços públicos (utilities) está passando por uma grande mudança, que afeta toda a cadeia, desde sua geração até a distribuição. Diante desse cenário, há um incentivo para repensar os modelos de negócios, principalmente em relação às fontes de energia renováveis, que passaram a ser uma alternativa e cada vez mais exigem o uso da computação em nuvem. “A nuvem é uma grande habilitadora da transformação e da inovação”, revelou Eduardo Kodama – Líder de vendas de Power & Utilities no time da Amazon Web Services (AWS) Setor Público, em sua palestra “O Valor da Nuvem Pública para o setor de Energia”, na 5×5 Tec Summit Energia nesta quarta-feira, 8.

“Hoje fala-se muito na questão do 3D – descentralização, descarbonização e digitalização -, que é uma tendência, onde o cliente trabalha para buscar um futuro de energia limpa”, disse. Para Kodama, a pergunta-chave é: como uma empresa de computação em nuvem pode contribuir com o setor elétrico? “As soluções é a resposta”. Ao se aproximar das empresas de energia, segundo ele, a AWS sempre se pauta pela busca de soluções que proporcionem uma maior conexão entre as áreas de negócio e de TI. “Dentro do ecossistema de energia, na experiência com clientes, trabalhamos o conceito de machine learning, nos calls centers para ajudar na tomada de decisões.  Também temos mecanismos de interação com voz, como a Alexia, que pode fazer um autoatendimento”, exemplificou.

A proposta de valor da AWS está nos dois lados: nas empresas de utilities e nos clientes. Há uma necessidade de melhorar o desempenho ambiental e manter baixos os custos aos consumidores. “Do lado das empresas de utilities, nosso propósito é ajudar empresas a aumentar a receitas, com uma TI mais estratégica, orientada a negócios e resultados, com conceito de energias renováveis dentro da estrutura de geração de energia das empresas. Pelo lado do consumidor, trabalhamos conceitos de redução de contas de energia. de smart home e smart building. Melhorar a experiência do cliente por meio da tecnologia e do comando de voz, além de dar um protagonismo maior ao cliente, criando a sua própria energia ao instalar placas solares na sua residência , destacou Kodama.

Processo de inovação

A Amazon.com e suas empresas criaram uma cultura de inovação que é muito explorada por outras. “O processo de inovação tem de estar dentro da empresa. Temos mecanismos vão desde a contratação até aqueles que transformam processos de inovação. Empoderamos funcionários que trazem ideias. Dentro desse escopo, utilizamos serviços e arquitetura de nuvem. Com isso, você constrói uma organização que tenha o DNA de inovação”, explicou Kodama a receita de sucesso da AWS.

O Brasil é um mercado multimilionário para a inovação. Segundo dados da Mckinsey, 78% dos brasileiros estão conectados à internet, seja por um serviço de mídia, como Netflix, contratando táxi ou utilizando iFood. O país está no ranking das empresas globais unicorns, empresas que se despontaram por processos inovativos. “Temos 11 empresas e cinco delas trabalham com a AWS, utilizando todo o potencial da nuvem”, disse Kodama.

A AWS dentro do contexto de carbono zero e sustentabilidade também tem trabalhado para atingir metas. São elas: eliminar o carbono até 2040; 100% de energia renováveis nos datas centers até 2025, as entregas com 50%  com menos de emissão de carbono até  2030. “Dentro do Acordo de Paris, queremos alcançar as metas dez anos mais cedo”, revelou Kodama. A empresa oferece mais de 200 serviços a todas as indústrias e para todo o mundo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile