Afinal, o que é low-code e como isso pode ajudar os negócios?

1

É uma expressão que está ganhando corpo nos últimos anos no ambiente corporativo, mas que ainda suscita curiosidade entre os CIOs. O low-code, cuja proposta inicial é facilitar o desenvolvimento de softwares nas empresas, se consolidou em uma das principais tendências globais com a aceleração digital provocada pela pandemia de covid-19. Afinal, encontrar um jeito seguro e ainda mais rápido e eficiente para criar soluções inovadoras é uma proposta interessante em um período de instabilidade econômica.

A pesquisa The State of Low-Code 2021, conduzida pela Mendix, mostra que três em cada quatro empresas (77%) em seis países analisados já usam esse conceito para responder às necessidades com rapidez. Além disso, 59% dos projetos que usam low-code permitiram a colaboração entre o departamento de TI e áreas de negócio para a entrega das aplicações. Mas engana-se quem pensa que se trata de uma mera "alternativa" para um período atípico. De fato, é uma ferramenta poderosa para alavancar soluções inovadoras em qualquer empresa, grande ou pequena. Confira as principais dúvidas e propostas sobre o tema:

Afinal, qual é a concepção de low-code?

Low-code, em tradução livre, significa "pouco código" e busca reduzir a programação de códigos na estrutura de softwares. O conceito existe em pesquisas desde a década de 1970, mas a expressão surgiu apenas em 2014. Entretanto, mais do que uma plataforma em si, devemos considerá-lo uma abordagem para resolver problemas de produtividade e promover a integração das áreas de negócio e de TI.

Pode ser utilizado para o desenvolvimento de soluções robustas?

Sim, em todo o mundo há soluções criadas em plataformas low-code que atendem milhões de usuários, nas áreas de seguro, varejo, financeira, entre outras. Este conceito atende a qualquer tipo de necessidade. Por meio de plataformas low-code, é possível criar diferentes ferramentas robustas, como aplicações de inovação para o desenvolvimento de um novo modelo de negócio e de eficiência operacional que potencializam a produtividade e a rotina corporativa. Assim, é importante ressaltar que esse recurso é ideal para todos os portes de organizações e suas aplicações, apesar da facilidade de criá-las.

Por que ainda há uma visão distorcida sobre o que é low-code?

O mercado vem captando o benefício dessa abordagem, apesar de algum preconceito e ceticismo em relação a escalabilidade, segurança, lock-in e evolução tecnológica. Pressionados pela entrega de resultados, os CIOs começam a entender a importância da velocidade de desempenho das aplicações no dia a dia, sem perder o foco na segurança.Quais são os desafios do low-code no Brasil?

Assim como em outras tecnologias, a formação de mão de obra é um desafio importante. O mercado de TI está superaquecido e é preciso trazer cada vez mais desenvolvedores a atuarem nesse segmento, popularizando ainda mais essas plataformas. Nos últimos cinco anos, as soluções low-code deram um salto grande de qualidade e estão mais robustas, mas é possível avançar mais. O Brasil ainda é early adopter e pode alcançar mais benefícios com essa abordagem.

Lázaro Pinheiro, CO- CEO da TrueChange.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.