Claro investe em energias renováveis

0

A busca por sustentabilidade e redução de custos tem feito com que operadoras do setor de telecomunicações invistam em energias próprias e renováveis. Hamilton Silva, diretor de Infraestrutura da Claro, a meta é obter 80% de todo o consumo de energia elétrica da empresa proveniente de fontes renováveis até 2022. "Teremos cerca de 70 usinas de fontes renováveis de Norte a Sul do país". O assunto foi tema de debate do painel "Empresas aceleram adoção de fontes de energia alternativas" na 5×5 Tec Summit Energia, desta quarta-feira, 8.

Em 2017, a Claro começou a mapear um problema que a empresa teria no fornecimento de energia em razão do custo, que começaria a crescer. Na ocasião, segundo Silva, foram feitos projetos e "criamos o Energia da Claro". "Hoje, temos 58 usinas em todo o país para o nosso autoconsumo, que cobrem quase 60% do consumo de baixa tensão. Elas operam com diversas fontes, como eólica, solar, hidrelétricas, biogás, cogeração. Os clientes da Claro têm energia produzida pela própria empresa", destacou o diretor da operadora.

Com essas iniciativas, Hamilton Silva, disse que a Claro se sente importante não apenas por reduzir a emissão do carbono, mas também "por ajudar os reservatórios hídricos e a nossa matriz energética".

Geografia determinante

A geografia do Brasil é o que determina o tipo de fonte que será utilizada. Por exemplo, fonte eólica, é no Nordeste e Sul, principalmente, no Rio Grande do Sul; no Sul, com existe abundância em água, a recomendação é hidrelétrica; São Paulo, é solar. "Temos que adequar a fonte de acordo com a geografia o país, mas o pré-requisito é sempre a energia renovável, sustentável", explicou Silva.

A Claro faz as construções de usas usinas com base na arquitetura local. "Em Santa Cataria, é uma região de cultura alemã, as usinas são construídas com arquitetura alemã", disse o diretor de Infraestrutura da Claro.

Para viabilizar o projeto e não fugir do seu modelo de negócio – que é telecomunicações -, a Claro criou uma cadeira de fornecedores especializados em energias, como biogás, eólica, solar.

Falta de incentivos

A falta de incentivos fiscais e financeiros são pontos que precisam ser observados para a aquisição de energias renováveis no Brasil e para os projetos; "Há um desequilíbrio tributário para as fontes renováveis. Em outros países, existe a isenção de tributos para a migração de carros elétricos", citou Silva.

Segundo o diretor da Claro também é importante incentivar a competição e "olhar o Brasil para fora". "Precisamos pensar em exportação. É possível transportar energias renováveis como o hidrogênio", revelou.

Desafio de 5G

Na ocasião, o desafio da implantação do 5G também foi tema do painel. O diretor de Infraestrutura da Claro revelou que a empresa realizou estudos internos sobre a demanda do 5G. "Estima-se que o 5G trará 15% da demanda. Essa demanda será integrada ao projeto de energia. O 5G vai aumentar a carga e iremos agregar às usinas que estamos construindo. A medida que tivemos a previsibilidade de demanda, agregaremos aos projetos", explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.