Publicidade
Início Notícias Comunicações Copel colhe resultados do programa de rede inteligente

Copel colhe resultados do programa de rede inteligente

0
Publicidade

Com um programa de rede inteligente rodando, a Copel começa a colher resultados da iniciativa, como a redução do tempo que o consumidor fica desligado por ano em 48%. A afirmação é do gerente da distribuidora Tiago Santana, que participou nesta quarta-feira, 8, de debate da no 5X5 Tec Summit. Segundo ele, o programa vai atingir 1,6 milhão de consumidores do serviço.

Os medidores atuais serão substituídos por medidores digitais, que se comunicam diretamente com o Centro Integrado de Operação da Distribuição da Copel, facilitando o controle desde a subestação até o consumidor final. Sem custo para o cliente, essa tecnologia permite leitura de consumo à distância e autonomia para o cidadão monitorar seu consumo em tempo real por aplicativo.

Ao contrário do piloto da Enel, instalado em um bairro populoso em São Paulo, a Vila Olímpia, a inciativa da distribuidora paranaense atinge grandes áreas do campo. Segundo Santana, o projeto tem grande impacto na produção agrícola do estado.

A Copel também iniciou projeto paralelo de trifaseamento da rede. “A indústria agrícola cresceu de tal forma que circuitos pequenos não conseguem atender a demanda de carga e da qualidade que o usuário necessita”, afirma Santana.

O representante da Copel ressalta que, da forma como vem sendo distribuída, a energia traz benefícios para diversas cadeias, como a leiteira, de produção de suínos, avicultura e piscicultura. O programa está orçado em R$ 820 milhões.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile