Publicidade
Início Blogueria O futuro é multicloud

O futuro é multicloud

0
Publicidade

Agora a adoção da nuvem entrou em uma nova fase. As empresas começaram a mapear as estratégias alinhadas com os serviços oferecidos pelos provedores de nuvem. Esta é uma mudança significativa principalmente com as diversas opções, que hoje já não são limitadas, de nuvem pública.

Multicloud chega nesse momento pelo fato de mais provedores de nuvem estarem preparados e que podem suportar cargas de trabalho (workloads) corporativos com arquiteturas de segunda geração criadas especificamente para lidar com esses aplicativos e operações complexos. Os líderes de negócios e de TI agora desejam aproveitar as vantagens do fato de que certas cargas de trabalho funcionam melhor ou mais barato em nuvens diferentes. Na verdade, um recente estudo State of the Cloud da Flexera descobriu que 92% dos executivos de TI pesquisados ??têm uma estratégia multicloud para 2021.

Vimos o interesse em multicloud aumentar recentemente porque os tomadores de decisão de nível C estão exigindo muito mais agilidade e disponibilidade de suas equipes de TI. Portanto, mesmo que as empresas tenham um fornecedor foco de nuvem, seus times de TI procuram várias nuvens públicas para atender a todos os seus requisitos: se uma infraestrutura de nuvem for melhor para executar um determinado modelo de IA, por exemplo, vai haver uma nuvem para isso. Se outro for melhor em banco de dados, o outro provedor pode atender. Outro ponto: aplicativos dependentes de banco de dados, como ERP e CRM, geralmente funcionam melhor e mais rápido em infraestrutura bare-metal ou em cluster, em oposição à infraestrutura altamente virtualizada comum às primeiras ofertas de nuvem.

A diferença é que o uso do modelo multicloud deve ser uma estratégia deliberada e coerente, em vez de uma complexidade de serviços adicionados aleatoriamente ao longo do tempo. Essa é a velha abordagem de “TI sombra” e é uma dor de cabeça para as equipes de TI. Multicloud, por outro lado, é um processo de verificação de provedores de nuvem corporativa e ferramentas de gerenciamento no nível de CIO para montar um sistema de TI poderoso e altamente disponível usando os pontos fortes de várias nuvens. É semelhante à prática de escolher vários fornecedores-chave de software no local (on premise) para evitar o aprisionamento e desenvolver as melhores soluções em um data center.

Entre as vantagens, podemos destacar mais opções e escalabilidade da tecnologia e a alavancagem ao negociar com os fornecedores o preço e outros termos e condições. As escolhas com multicloud trazem vantagens como escolher a infraestrutura certa para cada necessidade de negócio aproveitando os potenciais de diferentes provedores de nuvem para tipos específicos de cargas de trabalho. Pode-se também ter mais resiliência, eliminando o risco de estar nas mãos de um único provedor. Não colocar todos os seus ovos na mesma cesta pensando no desempenho na capacidade adicional quando precisa.

Um ponto importante a se considerar no multicloud é a complexidade. Uma empresa que deseja contar com vários fornecedores de nuvem deve perguntar a esses provedores se eles estão dispostos a trabalhar juntos para fazer esse modelo compartilhado funcionar. O melhor caso é que os dois provedores suportam interconexões de alta velocidade entre suas respectivas nuvens.

A complexidade aumenta quando multicloud é misturado a um modelo híbrido que integra a infraestrutura em nuvem com a tecnologia interna existente de uma organização. E existem abordagens distintas em híbridos e multicloud projetadas exatamente para isso. Tudo pode funcionar no datacenter do cliente e também oferece os mesmos acordos de nível de serviço (SLAs) e recursos de segurança. O principal benefício é que isso permite a continuidade de execução das cargas de trabalho de missão crítica no local destacando assim temas de conformidade e soberania de dados.

Para iniciar esse processo, o ideal é começar entendendo onde os dados e cargas de trabalho estão agora e o que exigem. A próxima etapa é avaliar qual das ofertas de nuvem pública é melhor para executar, incluindo o tipo de software complexo de finanças, inventário e manufatura que antecedeu a computação em nuvem – mas continua sendo crucial para as operações diárias – e coloque na infraestrutura de nuvem que os executará de maneira ideal.

Outro ponto importante é estudar modelos de preços com cuidado – para serviços básicos de computação e armazenamento, é claro – mas também, e talvez mais importante, para certificar-se de examinar as tarifas de largura de banda da rede. Muitos clientes descobriram que, embora o envio de dados para a nuvem de sua escolha seja gratuito, retirá-los novamente é caro. Para muitas empresas que precisam enviar dados para usuários finais na Internet – serviço de streaming de vídeo 8 x 8 é um exemplo – as taxas de saída de dados aumentam rapidamente. Essas cobranças também aumentam rapidamente para qualquer empresa que precise mover dados de aplicativos de uma nuvem para outra.

Uma verdadeira estratégia multicloud precisa ser conduzida do topo. Precisa ser uma estratégia coerente em toda a organização para melhorar a resiliência e a agilidade. Uma boa maneira de fazer isso é trazer um parceiro que conheça o panorama do fornecedor. Em um artigo recente, To the Multicloud and Beyond, a Accenture expõe os desafios e oportunidades que a multicloud apresenta e enfatiza a necessidade de encontrar fornecedores cujos aplicativos e serviços funcionem bem em conjunto e coordenados. Isso dá a liberdade para as empresas escolherem as melhores tecnologias e obter todo o potencial da escala, desempenho e economia do mundo multicloud.

Marcos Pupo, vice-presidente sênior de Tecnologia, Oracle Cloud, Oracle América Latina.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile