A F5, líder em soluções que garantem a segurança e a entrega de aplicações corporativas, anuncia que Vinicius Miranda ingressou no time de líderes de engenharia de soluções da F5 América Latina. O profissional conta com o apoio de outros gerentes de engenharia de soluções da F5 na região. Com 13 anos de experiência no setor, Miranda estudou Ciência da Computação na Unirondon em Cuiabá, Mato Grosso, seguido de um MBA no Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada, em São Paulo. Sua missão é suportar a oferta das soluções e serviços F5 ao segmento Enterprise, formado por 15 mil organizações espalhadas por todos os países da América Latina. "Trata-se de um universo heterogêneo, com empresas de portes variados atuando em todas as verticais do mercado", explica Hilmar Becker, Country Manager da F5 Brasil. "Miranda irá, a partir de uma abordagem consultiva, trabalhar em conjunto com os parceiros de negócios da F5 no desenho de ofertas capazes de acelerar e proteger as aplicações críticas das empresas usuárias. Isso é feito com paixão e comprometimento com o parceiro da F5, com o cliente e com o crescimento das economias digitais da nossa região".
Miranda tem o desafio de construir propostas de valor – sempre em conjunto com os parceiros de canal F5 – que multipliquem a produtividade e a rentabilidade de organizações muito diferentes entre si. "Atendemos desde pequenas empresas a gigantes com 10 mil funcionários", explica Miranda. "O segmento Enterprise demanda uma atenção muito grande. Há, por exemplo, empresas que estão migrando suas aplicações para o ambiente multinuvem sem equacionar, antes, os desafios de segurança, performance e gestão trazidos pelo modelo híbrido".
Esse quadro torna-se ainda mais complexo diante do fato de que, em países como o Brasil, o México, a Colômbia, o Chile e a Argentina, a Economia de APIs já é uma realidade e traz novas vulnerabilidades às empresas usuárias. "Muitas das organizações do segmento Enterprise vivem inseridas nesse contexto sem contar com soluções como o WaaP (Web Application and APIs Protection)". O estudo State of Application Strategy Latin America Edition 2022, desenvolvido pela F5 a partir de entrevistas com 117 CIOs e CISOs de empresas de toda a região, revela que 44% desse universo mostra interesse neste novo conceito do Gartner. "Uma das razões para isso é a consciência de que as APIs, essenciais para a aceleração dos negócios digitais, nem sempre são construídas de acordo com as melhores práticas em segurança".
Miranda trabalha de forma muito próxima aos parceiros de negócios da F5 para disseminar as melhores práticas – e as tecnologias mais disruptivas – para acelerar e proteger aplicações de missão crítica. "Investimos continuamente na capacitação e na renovação do conhecimento de nossos parceiros, de modo a colaborar para que sejam, cada vez mais, trusted advisors das empresas usuárias". Trata-se de uma jornada em que a inovação tecnológica desenvolvida pela F5 passa a se inserir na oferta de serviços de cada parceiro da empresa. "Nossa meta é construir e manter uma relação de confiança com nossos parceiros de negócios, capacitando-os a antecipar e resolver os desafios vividos pelas organizações da nossa região". Antes de atuar na F5, Miranda trabalhou no BT Group e na TD Synnex.