Inmetro investe R$ 2 milhões em nova arquitetura de rede

0

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) investiu cerca de R$ 2 milhões em uma nova arquitetura de rede baseada em produtos da Enterasys, o que, segundo o órgão, possibilitou um controle rigoroso sobre todos os pontos ativos, tipos de equipamentos e usuários conectados.

A atualização envolveu a aquisição de 41 ativos de rede de última geração, sendo três switches da linha Matrix, que suportam múltiplas aplicações e serviços, incluindo convergência de voz, vídeo e dados e recursos de segurança integrados, além de 37 unidades da linha Secure Stack, com um total de 48 portas.

Para a modernização da rede, a equipe de TI do Inmetro iniciou o processo de licitação para suprir as necessidades do instituto elaborando uma descrição minuciosa dos recursos necessários. Dentre os fornecedores existentes no mercado brasileiro, a única empresa que conseguiu atender às exigências foi a Enterasys, que apresentou também a melhor relação custo-benefício. ?Todo o processo licitatório é longo e requer descrição detalhada de tudo o que está envolvido no projeto. A Enterasys demonstrou muito profissionalismo e dedicação durante todo o período, o que transparece o comprometimento da empresa conosco?, afirmou Nielsen de Moraes, gerente de TI do Inmetro.

Atualmente, 100% da rede da unidade do Distrito de Xerém, situado no município de Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro, já foi migrada e o trabalho segue agora na segunda unidade, localizada em Rio Comprido, para o qual estão sendo adquiridos mais equipamentos. Ao todo, a rede do Inmetro tem 1,6 mil pontos e 1,5 mil computadores.

Os testes com o projeto piloto de segurança estática, que programa os acessos de usuários no próprio switch, segundo Moraes foi muito bem-sucedido, já que demonstram que a rede está protegida contra ataques maliciosos ou acesso não-autorizado a informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.