MP dos Sacoleiros entra em vigor

0

A medida provisória que cria um Regime de Tributação Unificada (RTU) para a importação, por via terrestre, de mercadorias do Paraguai, mais conhecida como MP dos Sacoleiros, entra em vigorar a partir desta semana.
Nesta sexta-feira, 9, o Diário Oficial da União publicou o ato de sancionamento do presidente Lula da nova medida.
A aprovação foi duramente criticada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), que considerou que a lei formaliza a concorrência desleal. Para o presidente da entidade, Humberto Barbato, a lei cria insegurança jurídica e coloca em risco os investimentos produtivos já feitos e os em planejamento no Brasil.
De acordo com Lei n.º 11.898, a adesão ao regime é opcional e será feita de acordo com normas estabelecidas pelo Poder Executivo, que definirá também quais mercadorias estarão sob o RTU. É proibida, por exemplo, a inclusão de armas e munições, fogos de artifícios, explosivos, bebidas, inclusive alcoólicas, cigarros, automóveis e embarcações, medicamentos e pneus.
Os impostos e contribuições federais que os optantes pelo RTU deverão pagar serão calculados com base numa alíquota única de 42,25% sobre o preço de aquisição das mercadorias importadas.
A discussão envolvendo o assunto, e que tem gerado críticas de muitos setores da economia, é a respeito se essa nova medida impedirá ou, pelo menos, diminuirá o forte contrabando de mercadorias do Paraguai para o Brasil. Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.