O desafio da internacionalização de tecnologias de segurança

0

O mercado brasileiro de segurança vem crescendo acima da média da economia nacional. Até 2017, estima-se um aumento de 20,6% no uso de soluções eletrônicas de proteção, conforme estudo da Security Industry Association. Isso significa que empresas que oferecem serviços de qualidade podem encontrar, sim, boas oportunidades de negócios. Mas também é fundamental olhar para os lados — mais especificamente, para os países vizinhos.

A América Latina é um mercado muito interessante para o Brasil avançar em diversas áreas. O mercado chileno é um exemplo: tem menos de 20 milhões de habitantes, mas é proporcionalmente maior que o Brasil em termos de segurança. Estima-se que haja mais de 250 mil contas monitoradas no Chile, enquanto o Brasil, país dez vezes maior, soma 1 milhão de contas. Nossos "Hermanos" cresceram economicamente acima da média global, principalmente quando comparamos com o tímido crescimento brasileiro. As tecnologias de segurança produzidas no Brasil também avançam nesse sentido — quanto maior o crescimento do PIB, maior o investimento em segurança — e se encaixam cada vez mais à realidade estrangeira.

Para empresas que oferecem serviços de qualidade, o mercado latino-americano de segurança permite oportunidades expressivas, mas também impõe alguns desafios a serem superados. Um dos maiores entraves é o entendimento das questões legais e práticas que envolvem o produto em cada país. Por isso, compreender esse mercado e analisar o que é necessário adaptar no sistema para atendê-lo é primordial. As questões tributárias também são desafiadoras. Em linhas gerais, enumero as três principais dificuldades desse processo:

  1. Capacidade de planejamento: muitas empresas brasileiras têm dificuldade em planejar ações estratégicas com base em análise de mercado, que inclui conhecimento das distâncias culturais e tecnológicas, das taxas e impostos do mercado e da maturidade do segmento local. Para entrar em um mercado próximo, mas desconhecido, essa postura é essencial;
  1. Adaptabilidade: a empresa fornecedora de tecnologia para segurança precisa estar pronta para fazer modificações nos processos internos e nos produtos para atender novos mercados. Deve, portanto, ser flexível. Além disso, as equipes envolvidas nos projetos estrangeiros devem ser fluentes na língua do país de destino – com colaboradores vindos destes países, de preferência – para garantir respeito irrestrito à cultura estrangeira;
  1. Paciência e acompanhamento: mesmo que tudo seja feito corretamente, é muito comum que demore para a tecnologia ser conhecida ou para transmitir confiança aos primeiros compradores. Para se fechar um negócio, muitas visitas são feitas e e-mails são trocados. Nesse caso, é preciso acompanhar de perto o ciclo de venda e pós-venda. A atenção deve acontecer desde a primeira conversa até o preparo das centrais de monitoramento, instalação, virada de chave e adaptação do cliente com o produto recém-instalado.

Conhecendo essas necessidades, gestores de empresas de segurança devem trabalhar em prol do relacionamento. A participação em feiras de negócio, eventos e roadshows, por exemplo, é fundamental para a troca de conhecimento, exposição ao mercado externo e, principalmente, captação de novos clientes. Também é importante estar atento a projetos organizados por entidades internacionais, como a Asociación Latinoamericana de Seguridad (ALAS) e a Associação Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), a fim de estreitar os laços e oferecer novos serviços.

Outra dica valiosa nesse processo consiste na consolidação de parcerias com outras empresas para integrar produtos. Essa estratégia visa à satisfação dos clientes, que podem ter à disposição uma cadeia de sistemas que funcionam juntos e geram maior agilidade na entrega dos serviços. Também é uma troca interessante entre parceiros e consumidores, onde a empresa fornecedora ganha visibilidade e fortalece a marca.

*Luiz Henrique Bonatti é presidente da Segware, empresa brasileira que produz o Sigma, software de monitoramento de alarmes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.