O primeiro data center comercial de Minas Gerais de categoria Tier 3 será construído em Belo Horizonte. Denominado Ativas,foi anunciado pelo Grupo Asamar, que realizou investimentos da ordem de US$ 50 milhões.
Segundo comunicado divulgado pela empresa, a montagem dessa estrutura em Minas Gerais, além de trazer investimentos para a região, gera empregos e eleva o Estado a um nível de igualdade nacional no segmento de TI. Outro benefício é a facilidade das empresas mineiras serem atendidas localmente, retendo o investimento dentro do próprio Estado.
O complexo será construído em uma área de aproximadamente 20 mil metros quadrados, com 9.500 metros quadrados de site. Sua estrutura prevê, ainda, um Plano de Continuidade de Negócios (PCN), inicialmente com 60 posições de trabalho, que permitirão a seus clientes operar seus ambientes de dentro do próprio data center em caso de necessidade. A previsão de início de operação é para o primeiro semestre de 2009.
A equipe é composta por Alexandre Siffert, que será o CEO; Antônio Phelipe, CTO; e Alex Lara, diretor de Negócios. A Ativas também anunciou a contratação de Ricardo Horta, que tem 29 anos de experiência no mercado de tecnologia, com passagem por empresas como Andrade Gutierrez, Prodemge e BMG. Ele será gerente de Soluções de Negócios da empresa. Inicialmente, serão contratados cerca de 50 profissionais.
- Novo datacenter