O gigante chinês do comércio eletrônico Alibaba ingressou definitivamente no mercado de smartphones. A empresa anunciou o investimento de US$ 590 milhões na aquisição de uma participação minoritária na Meizu, fabricante chinesa de telefones celulares, cuja porcentagem não foi divulgada, segundo informações do blog de tecnologia TechCrunch.
A Meizu não está entre as maiores fabricantes chinesas de smartphones, atrás de Huawei, Xiaomi e outras. Ela adota o mesmo modelo de vendas da Xiaomi, focando em e-commerce. Com o investimento, o Alibaba deve usar os seus canais online para alavancar as vendas da Meizu. E é provável, ainda, que a fabricante adote o sistema operacional móvel criado pela Alibaba, o Yun OS, baseado em Android, que até agora não decolou, por falta de interesse de outros fabricantes.
“O investimento na Meizu representa uma expansão significativa do ecossistema Alibaba Group e um passo importante na nossa estratégia móvel global, conforme nos esforçamos para trazer aos usuários uma ampla gama de ofertas móveis e experiências”, disse Jian Wang, CTO do Alibaba, em um comunicado.