Publicidade
Início Serviços Case ERP gerencia administração e produção de alimentos naturais

ERP gerencia administração e produção de alimentos naturais

0
Publicidade

A Hela (Hela Gewürzwerk Hermann Laue GmbH), uma das maiores indústrias da Alemanha no segmento de molhos, fundada em 1893 em Hamburgo e com presença em mais de 30 países, iniciou sua história no Brasil em 2006 com a parceria e posterior aquisição da General Ingredients, fornecedora de matéria prima e ingredientes alimentícios naturais para indústria e varejo.

Para expandir sua atuação no País adotou o software de gestão desenvolvido em FileMaker, com o qual realiza desde a administração do negócio, até as pesquisa e testes de novos produtos e de matérias-primas, incluindo os controles de estoque, demanda e qualidade, distribuição aos pontos de venda e feedback de clientes.

“Usávamos um CRM (Customer Relationship Management), algo voltado ao acompanhamento de vendas e controle de notas fiscais, mas era um sistema engessado. Trabalhávamos em função dele – e não o contrário. Era preciso mudar”, diz Tarquinio Teles, consultor de TI da Hela Alimentos. “Os ERPs disponíveis no mercado eram financeiramente inviáveis e requisitos como rastreabilidade, controle de qualidade e segredo de fórmulas só seriam alcançados com módulos adicionais e incontáveis horas técnicas para adaptações”.

A solução veio através da Plataforma FileMaker Inc., subsidiária da Apple para sistemas de banco de dados, com a qual a Hela desenvolveu in company um ERP totalmente customizado às demandas do negócio – e que só em 2014 teve sob sua gestão mais de 500 toneladas produzidas, com rastreabilidade e controle de qualidade online.

Dessa forma o gerenciamento da empresa, além de eficiente, permite obter detalhes de vigilância constante com a qualidade e até mesmo com a saúde do público consumidor. “É imprescindível administrar da melhor forma possível a complexidade do nosso negócio. Com o novo ERP, somos mais dinâmicos e proativos”, afirma João Marcelo Teles, sócio executivo da Hela no Brasil.

O ERP da Hela Alimentos cuida de forma integrada dos processos de Compras, Vendas, Pedidos, Pesquisa e Desenvolvimento, Produção, Controle de Estoque, Projetos e Amostras. No departamento Financeiro, por exemplo, é responsável pelo gerenciamento de todas as competências, entre elas Empréstimos, Compra de Serviços e Cálculos de Tributos, com implantação prevista de Fluxo Diário de Caixa e emissão automática de Notas Fiscais Eletrônicas (independente de outros softwares ou servidores).

Atualmente, funcionários acessam diariamente a base de dados em unidades de negócios em São Paulo e Mogi das Cruzes. Além de sócios, colaboradores e vendedores, os suppliers e clientes também têm acesso, por meio de qualquer browser, às informações de compra e venda. Outro ponto forte é a interação do software com programas como o da Receita Federal, para consultas de CNPJ de potenciais compradores, e de acesso a mapas online, rotas e endereço das companhias a serem visitadas .

A ferramenta by FileMaker possibilita recalls em apenas alguns cliques. “Temos acesso em questão de minutos aos lotes de cada produto que compramos e aos que compõem cada batelada do que fabricamos. Com isso é possível iniciar um ‘recall’ instantaneamente”, informa João Marcelo. “Esse acompanhamento é de extrema importância no nosso setor. Recentemente passamos por auditoria e fomos muito elogiados pela rapidez e desempenho da plataforma”.

Ele revela ainda que a Hela Ingredientes Brasil já inclui em planos futuros o uso do ERP em iPads e iPods no setor de Produção (algo fundamental para evitar roubos de fórmulas exclusivas de produtos) e acesso remoto de qualquer computador e iPhone. O compartilhamento de arquivos, como especificações, certificados, fichas e filmes, é centralizado na biblioteca do ERP, com acesso a todos e sem intermediações demoradas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile