Samarco atualiza infraestrutura e aplicações financeiras

0

A mineradora Samarco atualizou sua infraestrutura de TI adotando novas versões de planejamento e relatórios financeiros, que compõem a solução Oracle Hyperion Performance Managment Applications, além do Essbase e do Oracle Data Integrator. Além disso, a documentação dos procedimentos de governança e o treinamento da equipe de suporte fizeram parte do projeto, que foi conduzido pela área de consultoria da própria Oracle.

A Samarco- empresa brasileira de mineração – tem como principal produto pelotas de minério de ferro, produzidas a partir da transformação de minerais de baixo teor em um produto nobre, de alto valor agregado. Fundada em 1977, a companhia é essencialmente exportadora, vendendo sua produção para 20 países das Américas, Ásia, África, Europa e Oriente Médio. A capacidade nominal produtiva da Samarco é 30,5 milhões de toneladas anuais, gerando mais de 2,9 mil empregos diretos e 3,5 mil empregos indiretos.

Quando inicialmente adotou os produtos Oracle Hyperion Performance Management Applications em 2010, a Samarco precisava de uma ferramenta de orçamento colaborativo para ser usada de maneira sazonal. Com o crescimento do negócio, a empresa passou a fazer uso mais frequente da solução e de mais aplicações, o que evidenciou a necessidade de atualização de TI.

Por esse motivo, contratou a Oracle Consulting para identificar o que precisava ser implementado para ter um ambiente em pleno funcionamento para atender a nova demanda de uso das ferramentas de análise financeira. Com o diagnóstico, a mineradora iniciou renovação da infraestrutura da própria empresa e a atualização da suíte Oracle Hyperion.

Documentar e implementar todos os procedimentos de governança do ambiente, incluindo backup restore, deploy e segurança de usuário, além de treinar uma nova equipe de suporte fez parte do projeto, que começou a ser implementado em dezembro de 2013, tendo um cronograma extenso, para que a implementação não interferisse na continuidade dos negócios. Tudo foi concluído e o go live ocorreu em de abril de 2014.

"O projeto da Samarco foi desafiador, porque exigia uma migração rápida e precisávamos respeitar os prazos financeiros, cuidando das atualizações e da preparação dos usuários para facilmente assimilá-las. Felizmente, contamos com uma boa integração entre a equipe do cliente e a nossa, o que colaborou para atendermos todos os prazos, permitindo que o cliente pudesse praticamente de imediato constatar os benefícios do projeto", completa Alexandre Sapia, vice-presidente da Oracle Consulting para América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.