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Receita do micro e pequeno comércio eletrônico cresce quase 50%

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A terceira edição do estudo Mercado Livre /IBOPE Conecta, realizado com 512 empreendedores MPMEs (Micros, Pequenas e Médias empresas) em todo o Brasil, aponta que 77% dos entrevistados declaram crescimento médio de 41%. Vinte por cento não registraram crescimento e 3% não souberam responder.

O otimismo aumenta na comparação com os anos anteriores: 94% dos entrevistados esperam crescer neste ano – a uma média de 35%. Este é o maior percentual de entrevistados otimistas registrado na pesquisa (em 2016, 84% dos entrevistados apostavam crescer suas vendas; e em 2015, 87%). As principais razões para o crescimento das vendas são, para eles, a diversificação dos produtos à venda (77%), a oferta de frete grátis (38%); participações em promoções (36%); e a oferta de formas de pagamento mais atraentes.

Existe também um otimismo em relação ao crescimento do setor de e-commerce como um todo: 79% dos entrevistados acreditam que o setor crescerá em média 25%. Entre os fatores mais apontados por eles estão a percepção de maior segurança na compra online (76%); aumento no número de pessoas com acesso à internet (69%); crescimento no número de usuários de smartphones e tablets (64%); maior investimento em marketing (57%); e a busca por mais ofertas online no cenário atual da economia (56%).

Entre os empreendedores que não consideram a possibilidade de crescer em 2017, os fatores apontados são relacionados à economia brasileira (“instabilidade econômica”; instabilidade política”; retração do consumo”; “diminuição do poder de compras”).

Ao contrário do ano anterior, os empreendedores se mostram mais dispostos a aumentar suas equipes em 2017. No ano passado, 37% planejavam realizar contratações – percentual que passa para 48% nas expectativas para este ano. A parcela de entrevistados que não pretendia contratar em 2016 (27%) passa, em 2017, para 20%.

As que não sabem responder passam de 37% para 32%. Apesar disso, as equipes se manterão pequenas: 59% possuem até três funcionários; 9%, de quatro a cinco; 8%, mais de seis; e 25% são empresários que trabalham sozinhos. Nos últimos três anos, houve uma redução na quantidade de empresários que têm de quatro a cinco funcionários (de 16% em 2015 para 9% em 2017).

Os empreendedores pesquisados são do perfil MPMEs (Micros, Pequenas e Médias Empresas). O faturamento anual dos entrevistados tem as seguintes variações: 33% faturam abaixo de R$100 mil; 32% faturam de R$ 100 mil a R$ 250 mil; 14% de R$ 250 mil a R$ 500 mil; 10% faturam de R$ 501 mil a R$ 1 milhão; 6% de R$ 1 milhão a 2 milhões; e 4% faturam acima de 2 milhões por ano.

Sobre a atuação no Mercado Livre, 52% dos entrevistados têm empresa formada (pessoas jurídicas); 29% atuam como MEI – Micro Empreendedor Individual e 19% como pessoa física – número menor que o registrado nas duas pesquisas anteriores: 22% em 2016 e 40% em 2015. Entre os vendedores multicanais, 49% apontam o Mercado Livre como o responsável pela maior parcela das suas vendas online.

A média de idade dos respondentes é de 38 anos. A faixa etária predominante é de 26 a 35 anos, representando 35% da amostra; 34% têm de 36 a 45 anos; 20% têm 46 anos ou mais e outros 11% têm até 25 anos. As principais regiões dos respondentes são: Sudeste (74%) e Sul (21%), seguidas por Centro-Oeste e Nordeste, com 2% cada; e Norte, com 1%.

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