Novos dados da Juniper Research descobriram que a receita de software e serviços bancários RPA (automatização de processos robotizados) chegará a cerca de US$ 900 milhões até 2022. A Juniper espera que o valor de mercado, estimado em US$ 214 milhões em 2018, expandir quatro vezes em 2022.
O RPA era tradicionalmente limitado a replicação de tarefas simples ou repetitivas que requerem alta precisão, como a entrada de dados. O mercado atualmente representa uma “tempestade perfeita” criada pela convergência de chatbots, software RPA orientado a IA e estratégias de transformação digital dos bancos. A pesquisa descobriu que isso criou um interesse renovado no RPA para serviços financeiros, elevando os gastos do mercado.
5 líderes de fornecimento de RPAs
A pesquisa da Juniper, “Automação Bancária e Roboadvisors: Análises de Custos, Impactos e Oportunidades 2018-2022” descobriu que os 5 fornecedores a seguir lideram o mercado na entrega de soluções avançadas de RPA cognitivas ou inteligentes:
IP Soft
Antworks
Pegasystems
Wipro
Workfusion
O estudo destacou IP Soft e Antworks, em particular pela sua integração de Inteligência Artificial (IA) em suas soluções RPA, usando-a como reconhecimento de padrões para gerar a execução de processos dinâmicos.
A pesquisa descobriu ainda que, quando a IA é combinada com ferramentas de automação, o potencial de RPA no setor bancário é de grande alcance. Os casos de uso incluem conformidade e oportunidades personalizadas de cross-ups ou upsell.
A Juniper prevê que os serviços bancários e financeiros representarão 34% do mercado global de RPA até 2022, com encargos regulatórios e desejo de reduzir a terceirização offshore citada como direcionamento chave. Esta estimativa é suportada pela análise de custos da RPA realizada pelo Juniper, que mostrou economias de custo de implementação de até 40% em um cenário básico.
“O RPA inteligente faz um caso convincente, em termos de flexibilidade e eficiência”, observou o autor da pesquisa, Steffen Sorrell. “Os titulares que não conseguem aproveitar e conectar dados entre chatbots, o uso da API bancária e o software RPA orientado a IA perderão em breve qualquer vantagem competitiva”.