Brasil ocupa o 9º lugar no mundo em adoção de IPv6

1

Dados divulgados pelo Google indicam que o Brasil já ocupa a nona colocação em adoção do novo padrão IPv6. Segundo o levantamento, 23,6% dos usuários brasileiros de internet acessam o provedor usando o novo protocolo de endereçamento. Segundo dados da Akamai, o tráfego IPv6 no Brasil vem crescendo a taxas superiores a 50% ao ano. Esse crescimento se deve à rápida implantação do IPv6 pelas prestadoras de telecomunicações, que já adaptaram 100% de suas redes móveis para a oferta do novo padrão.

A mudança foi necessária porque os endereços disponíveis para identificar cada dispositivo que acessa a internet baseados no protocolo anterior, o IPv4, se esgotaram. Com isso, provedores de acesso e provedores de aplicação na internet precisam adaptar suas redes para viabilizar a navegação utilizando o novo padrão de endereçamento, que possui capacidade quase ilimitada.

As prestadoras de telecomunicações fizeram a sua parte, investiram e priorizaram o ajuste de suas redes. Além da Internet móvel, boa parte das redes que ofertam o acesso fixo à internet também já está adaptada para a oferta do novo padrão e a troca de tráfego entre sistemas autônomos utilizando o endereçamento IPv6 já está sendo praticada por todas as prestadoras de telecomunicações.

Com essa inciativa o setor de telecomunicações contribuiu significativamente para que o desenvolvimento da Internet continue acelerado e com mais segurança. A grande quantidade de endereços será capaz de atender às necessidades das transformações digitais que vêm acontecendo em todo o mundo, como a Internet das Coisas, possibilitando que a geladeira da cozinha, o carro na garagem e milhares de outros dispositivos tenham um endereço próprio e estejam integrados na rede mundial.

O 9º lugar entre os países com maior tráfego de Internet em IPv6 é um resultado animador e que precisa continuar melhorando, para tanto o setor de telecomunicações continuará investindo e fomentando a aceleração da migração para o novo padrão.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.