Companhia de Estágios inicia processos de seleção para vagas no metaverso

1

A Companhia de Estágios, principal player do mercado de recrutamento e seleção, acaba de conduzir as primeiras entrevistas de estágio no metaverso. A iniciativa, em parceria com a Scania, referência mundial em soluções de transporte sustentável, e outras empresas, faz parte de um projeto piloto que visa testar o potencial da tecnologia nos processos seletivos.

Ao todo, 30 universitários, de áreas como engenharia, comunicação e administração de empresas, participaram da primeira fase da seleção no metaverso — que incluiu entrevistas com recrutadores treinados para usar a tecnologia. Antes do bate-papo, os participantes receberam um manual com dicas e informações prévias sobre o processo, antes de irem até a sede da Companhia de Estágios para realizar a dinâmica usando os óculos de VR (realidade virtual).

Para participar do processo seletivo no metaverso, cada participante pode criar um avatar personalizado com características físicas, mostrando seu estilo profissional e de temperamento. É possível customizar corpo, formato do rosto, cor da pele, olhos, nariz, boca, sobrancelha, comprimento e cor do cabelo, roupas e acessórios (como brincos e piercing).

O estudante de administração Gabriel Seabra, 21 anos, foi um dos jovens a participar do piloto. "Já fiz muitas dinâmicas, em grupo e individual, presencial e remoto, mas nenhuma foi igual a esta. A experiência no metaverso foi única. Depois que coloquei os óculos e me ambientei com a ajuda do time envolvido, ficou até difícil saber o que era realidade ou não".

Aline Camargo, 28 anos, aluna de psicologia, diz que estava com saudade de sentir o friozinho na barriga dos processos seletivos presenciais e que, no metaverso, pode experimentar a sensação novamente. "Eu me senti mais próxima da recrutadora e consegui falar mais de mim do que em outros processos seletivos em que fiz via vídeo, por exemplo. Eu pude perceber reações da recrutadora, como gestos e risos, como se ela estivesse realmente na minha frente. Achei fantástico", conta.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.