Em janeiro, o faturamento da indústria brasileira recuou 13,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado e 4,3% ante dezembro, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Com uma queda de 45,3% no faturamento na comparação com dezembro do ano passado, o pior desempenho entre todos os demais setores, a indústria de material eletrônico e de comunicação foi a principal responsável pela queda no faturamento da indústria em geral.
Já na comparação anual, entre janeiro deste ano e o mesmo mês de 2008, o resultado da indústria de material eletrônico e de comunicação registrou um crescimento de 36,7% no faturamento.
Em relação ao emprego, a tendência continua de queda, segundo a CNI. A indústria de transformação registrou, em janeiro, um recuo de 0,1% no nível de emprego ante janeiro de 2008. Na comparação com dezembro, principalmente devido ao agravamento da crise, a queda foi de 1,1%.
Mais um vez o setor de material eletrônico e de comunicação foi um dos destaques negativos, ao apresentar, em janeiro, uma redução de 9,6% no número de empregos na comparação anual, e de 2,6% ante dezembro.
- Impacto negativo