Secretaria de Saúde do RJ investe em BPO

0

A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SESDEC-RJ) terceirizou os processos de gestão de toda sua cadeia de suprimentos, com movimentação de estoque em torno de R$ 750 milhões. Em 15 meses de atendimento, os resultados dos novos processos implantados, bem como o redesenho dos que já eram adotados, geraram grande economia para a órgão, por meio de ganhos em gestão de informações e estoques (medicamentos, bens permanentes e materiais diversos) para abastecer 51 unidades de saúde e 92 municípios do Estado.

O projeto, desenvolvido pela TCI, incluiu tecnologias de ponta como sistema WMS, digitalização de documentos, rastreadores de veículos via satélite, além de controle logístico via internet para a integração total entre a Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) e os demais almoxarifados e farmácias hospitalares da rede estadual de saúde. "Antes da Secretaria, terceirizar a gestão da cadeia de suprimentos, a CGA respondia pelo suprimento de apenas 15% das demandas da rede estadual de saúde, enquanto os outros 85% se davam por meio de compras diretas e descentralizadas. Com o novo modelo e uso de tecnologias adequadas, a CGA passou a atender 100% das demandas da rede estadual de saúde". Porém, para isso, se fez necessário a implantação de um novo Centro de Distribuição com 17.000 m2", conta o presidente da TCI, Roberto Marinho Filho.

Quando o projeto começou a ser desenvolvido, por exemplo, o inventário identificou 115 mil quilos de medicamentos e materiais vencidos. As perdas provenientes de quebra de estoque, furtos, erros de recebimento e expedição eram de 15%, o que passou a ser gerenciado pela TCI. Hoje, o sistema realiza o envio de diversos "alertas" sobre os itens a vencer no prazo de 30, 60 e 90 dias para evitar vencimento de produtos nas dependências da CGA e viabilizar sua utilização em tempo hábil. Toda infra-estrutura necessária foi implantada nessas unidades, desde reformas físicas, áreas climatizadas, equipamentos de armazenagem e movimentação, softwares, hardwares, até links dedicados de Internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.