Internet supera 225 milhões de nomes de domínios

    0

    Com a inclusão de 5,9 milhões de novos nomes de domínios no quarto trimestre de 2011, a internet superou 225 milhões entre todos os tipos de domínios no mundo. Os dados são do Dossiê sobre a Indústria de Domínios na Internet, publicado pela VeriSign, fornecedora de serviços de infraestrutura para a rede mundial.

    Segundo o documento, desde o quarto trimestre de 2010 os registros aumentaram 10%, ou mais de 20,4 milhões. A expansão de 2,7% no último trimestre de 2011 representou o quarto trimestre consecutivo com um crescimento superior a 2%.

    O dossiê revela que os domínios de primeiro nível (TLDs) .com e .net alcançaram, juntos, 113,8 milhões de nomes. Isso representa um aumento aproximado de 2% da base sobre o terceiro trimestre de 2011. Novos registros de .com e .net alcançaram um total de 7,9 milhões durante o trimestre, um aumento ano a ano de 4%.

    O documento da VeriSign também aborda o sequestro de nomes de domínios, considerado pela empresa uma ameaça séria, porém administrável. Trata-se de crime em que os criminosos obtêm total controle administrativo e operacional do domínio por meio de roubo de senha ou engenharia social.

    Consumado o crime, o atacante fica livre para usar o domínio para criação de Web sites fraudulentos, hospedagem de conteúdo ilegal e perigoso, e extorsão do proprietário original, entre outras atividades ilegais.

    A VeriSign elenca algumas dicas para reduzir a ameaça de sequestro do nome de domínio:

    •  Utilizar soluções de segurança de um distribuidor autorizado;
    • Empregar melhores práticas de uso de senha para os registros de nomes de domínios;
    • Identificar se um operador de registro está usando a autenticação de dois fatores para proteger os registrantes; e
    • Utilizar serviços de bloqueio de registro que possibilitam aos registrantes estabelecer as condições em que a informação do seu registro pode ou não ser alterada.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.