Mercado brasileiro de PCs registra queda de 36% no número de equipamentos vendidos em 2015

0

Em 2015, foram vendidos 6,6 milhões de computadores pessoais de janeiro a dezembro, o que representa uma queda de 36% na comparação com o ano anterior. Deste total, 2,6 milhões foram desktops (queda de 36%) e 4 milhões, notebooks (também queda de 36%), sendo 32% comercializados para o mercado corporativo e 68% para o consumidor final, de acordo com dados da IDC Brasil.

"2015 foi o pior ano desde 2005, quando o país comercializou quase a mesma quantidade de máquinas, porém se tratava de um mercado novo, que estava em ascensão. O ano passado foi um período de altas frequentes do dólar e das taxas de desemprego, e o país enfrentou um momento político-econômico cheio de conturbações. Isso refletiu diretamente na decisão de compra dos consumidores", diz Pedro Hagge, analista de pesquisa da IDC Brasil.

Enquanto o mercado apontou queda nas unidades vendidas, a receita caiu 13%. "Em 2014, um computador custava, em média, R$ 1.694. No ano passado, este valor subiu para R$ 2.323, ou seja, o tíquete médio cresceu 37%", diz o analista da IDC Brasil. Segundo Hagge, o consumidor brasileiro está mais exigente e prefere equipamentos mais robustos, e os fabricantes, por sua vez, não conseguem oferecer máquinas mais potentes a preços mais baixos.

Ainda segundo o estudo da IDC Brasil, entre os meses de outubro e dezembro de 2015 foram vendidos 1,4 milhão de computadores no país, sendo 531 mil desktops (queda de 45% na comparação com 2014) e 847 mil notebooks (queda de 50% na comparação com 2014). Deste total, 65% foram destinados aos consumidores finais e 35% ao mercado corporativo.

A tendência, diz a consultoria, é que a retração no mercado de PCs se repita neste ano. "Esperamos uma queda de 18% em unidades e um crescimento de 20% no tíquete médio. Com o fim da Lei do Bem, os preços dos computadores devem ficar, no mínimo, 10% mais altos na comparação com o ano passado", adianta Hagge.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.