A Mastercard e a Unilever anunciaram durante o Mobile World Congress sua parceria estratégica de colaboração em uma variedade de iniciativas focadas na capacitação de micro e pequenas empresas de mercados emergentes. Unindo sua expertise e alcance, as empresas querem abrir as portas para o crescimento econômico e promover mais avanços no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável tais como redução da pobreza e cidades e comunidades sustentáveis.
Dados do Banco Mundial mostram que existem entre 365 e 445 milhões de micro, médias e pequenas empresas nos países em desenvolvimento, que são a espinha dorsal de diversas comunidades locais. Ainda assim, o verdadeiro potencial desses empreendimentos continua reprimido. Algumas das maiores barreiras para seu pleno desenvolvimento incluem informações limitadas sobre o mercado, acesso precário a crédito, e ausência de habilidades de gestão financeira.
Ao combinar a rede de distribuidores da Unilever nos países em desenvolvimento com as soluções de pagamentos e aceitação digital da Mastercard, os recursos tecnológicos promoverão o crescimento inclusivo em maior escala.
Inicialmente, a Mastercard e a Unilever irão explorar formas de garantir mais acesso a ferramentas financeiras formais para pequenos estabelecimentos comerciais ao mesmo tempo que reforçam a capacidade de empreender, especialmente das mulheres. Outras áreas de ênfase podem incluir esforços conjuntos para aumentar o uso dos pagamentos eletrônicos tanto pelo atacado quanto pelo varejo.
“Muitos estabelecimentos comerciais de pequeno porte e microempresários, assim como seus clientes, sofrem com as limitações de uma economia baseada em dinheiro físico que não funciona para eles”, disse Ajay Banga, presidente e CEO da Mastercard. “Com a Unilever, conseguimos ter uma combinação única de tecnologia e know-how para ajudar esses proprietários de lojas a construir um futuro melhor e atender às necessidades de seus clientes, que também estão caminhando em direção à inclusão financeira.”
Paul Polman, CEO da Unilever, disse que “parcerias estratégicas como esta são fundamentais para nos ajudar a aprimorar nossos negócios e impactar positivamente a vida de 5,5 milhões de pessoas até 2020. Trabalhando juntos, podemos causar um impacto positivo muito maior nos mercados emergentes, capacitando empresas de pequeno porte e promovendo a mudança transformadora necessária para alcançar os objetivos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e dos nossos negócios”.
Primeiro projeto-piloto no Quênia
No Quênia, as empresas desenvolvem um programa que permite o crescimento sustentável de pequenos empresários atuando no varejo. Ao digitalizar os processos de compra de estoque e venda de produtos, esses empreendimentos de pequeno porte obtêm acesso a crédito a juros baixos. Essa iniciativa irá capacitá-los a atender melhor à demanda dos seus clientes e a fazer o negócio crescer ao mesmo tempo em que melhoram seus conhecimentos por meio de ferramentas básicas de insight.