Até quando a neutralidade da internet se sustentará no Brasil?

0

O grande "boom" da internet ocorreu no início da década de 1990, com a padronização das indústrias de hardwares e softwares que passaram a utilizar o protocolo TCP/IP para troca de informações na WEB. Essa padronização permitiu a criação de milhares de endereços padrão como IPV4, IPV6, entre outras, e possibilitou o crescimento exponencial da rede mundial de computadores que conhecemos hoje.

É aqui que o conceito da neutralidade é questionado pelos respectivos segmentos das indústrias que hoje compõem o ecossistema da internet. Se antes as empresas com interesse na internet se resumiam a fabricantes de hardwares, softwares e operadoras de telefonia, hoje, além destas, existem várias outras empresas que nasceram durante a evolução da internet, como é o caso da Google, Netflix, Facebook, Yahoo, entre outras, e, ainda toda a cadeia de provedores de conteúdos multimídia, jornais, revistas, TVs e gravadoras.

Mas, afinal de contas, o que é essa tal de neutralidade? A neutralidade é o princípio fundamental da internet que confere igualdade de prioridade no transporte de pacotes (informações) na rede. Essa igualdade, que antes existia porque o ecossistema estava organizado para transportar pequenas quantidades de informações, hoje evoluiu. As operadoras, que perdem cada vez mais receita para aplicativos que são capazes de transmitir voz e dados a baixíssimo custo, querem rever as regras de cobrança para adequar a nova realidade a seus custos.

O assunto tem sido motivo de lutas judiciais nos EUA, sendo que em 2017 o FCC – Federal Communications Commission, órgão similar a Anatel no Brasil, decidiu que as operadoras poderiam cobrar por tipo de conteúdo, desde que o consumidor fosse devidamente informado. O Brasil, ao publicar a Lei 12.965/14, definiu a neutralidade como princípio basilar, definindo normas de proteção à privacidade, responsabilidade por publicação de conteúdos e deveres das operadoras de telefonia, no sentido de guardar registro de acessos dos usuários por seis meses e proibindo expressamente que a transmissão de conteúdos fosse feita por tipo de mídia que fizesse distinção entre pacotes de vídeo, músicas, e-mails, etc.

Se, por um lado, o acesso à informação é um bem fundamental ao ser humano, posto que vivemos na Sociedade da Informação, por outro, as operadoras necessitam de investimentos para manter o sistema com o mínimo de qualidade. A neutralidade, nesse sentido, tem produzido uma situação paradoxal na qual um bilhete de primeira classe está custando o mesmo preço de um bilhete da classe econômica. Essa disparidade ocorre porque tecnicamente o transporte de um pacote de vídeo é muito mais oneroso que o transporte de um pacote de texto.

Assim como temos que repensar nossa relação com a água, eletricidade e outros recursos, também temos que pensar a nossa relação com a internet, que em grande parte necessita de um recurso escasso, finito e não renovável: o espectro radioelétrico. A discussão se faz ainda mais necessária tendo em vista que a internet está presente em três a cada quatro domicílios no país. Segundo a PNAD Contínua TIC 2017, de 2016 para 2017, o percentual de utilização da Internet nos domicílios subiu de 69,3% para 74,9%. Outro dado importante é que o percentual de pessoas de 10 anos ou mais que acessou à Internet através do celular aumentou de 94,6% para 97,0%, também nesse período, e a parcela que usou a televisão para esse fim subiu de 11,3% para 16,3%. Essa tecnologia foi responsável por democratizar o acesso à informação nas últimas décadas, sendo uma importante ferramenta de promoção social e educacional.

Dane Avanzi, empresário do setor de telecomunicações, advogado e diretor comercial no Grupo Avanzi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.