Publicidade
Início Blogueria A força do atendimento omnichannel

A força do atendimento omnichannel

2
Publicidade

Uma pesquisa da Nuvemshop revelou números muito interessantes sobre o comportamento de consumidores em 2020. Em primeiro lugar, os negócios de e-commerce cresceram 185% entre 2019 e o ano passado. Neste cenário, as redes sociais tiveram um papel importante, com um aumento na participação das vendas de 22% para 34%.

A pesquisa está ligada ao universo PME e traz um cenário muito importante para empresas de todos os tamanhos. As redes sociais deixaram de ser apenas um espaço para entretenimento e se tornaram um grande marketplace. De acordo com a pesquisa, o Instagram é responsável por 87% das vendas, seguido pelo Facebook, com 46%.

Já para realizar o atendimento aos clientes, o WhatsApp é adotado por 95% das empresas. Na sequência aparecem Instagram (83,5%), e-mail (51%), Facebook (49,5%), telefone (42%), chat online (17%) e outros (5,5%).

Ao ler esses dados sobre a transformação do comportamento de consumidores e empresas não se pode deixar de pensar em uma palavra: omnicanalidade. O crescimento das vendas online, a participação das redes sociais e a consequente diversificação nas plataformas de atendimento indicam a necessidade de readequação de praticamente todos os processos e mecanismos que apoiam o Atendimento ao Cliente em todos os mercados.

Uma das formas mais bem sucedidas de executar esta transformação, é coordenar uma mudança de mindset de um lado, apoiada por tecnologia de outro. Soluções de Contact Center omnicanal podem oferecer hoje mais de 30 canais diferentes em uma interface única e consolidada, dentre eles WhatsApp, Facebook Messenger, Twitter, e-mail, chat entre outros. Só uma plataforma verdadeiramente omnichannel é capaz de proporcionar uma experiência consistente ao cliente.

Além da diversidade de canais, outro elemento fornecido pela tecnologia é a disponibilidade na nuvem, sendo acessível a partir de qualquer local. Com isso, agentes e supervisores realizam suas funções a qualquer hora, em qualquer lugar, com total mobilidade e elasticidade. Por meio de roteamento e opções de autoatendimento inteligente, além do apoio de chatbots para resolução de demandas de baixa complexidade, as plataformas em nuvem são também essenciais para os cenários de operação híbrida, 100% remota ou atendidas dentro das instalações da empresa. Lembrando ainda que a dinâmica deste balanceamento está ganhando força no mercado pós-pandemia.

Em termos de mudança de comportamento, as mesmas soluções podem melhorar a qualidade do atendimento por múltiplos canais já que incorporam ferramentas analíticas que monitoram – em tempo real e de forma inteligente – as interações, oferecendo orientação aos agentes e alertando ao detectar sinais de experiência positiva ou negativa dos clientes, reduzindo riscos e promovendo a maturidade e proficiência dos recursos de atendimento.

Neste momento histórico de grande transformação, a forma como atendemos nossos clientes pode ser decisiva para a manutenção da competitividade das empresas no mercado. É necessário estar atento às novas necessidades e possibilidades ouvindo, entendendo os sinais e desenvolvendo uma capacidade de acelerar a implementação de iniciativas que respondam às novas demandas de atendimento. Só assim é possível oferecer uma experiência ao mesmo tempo extraordinária e segura para nossos clientes.

Ingrid Imanishi, diretora de Soluções Avançadas da NICE. 

FÓRUM DE RELACIONAMENTO

A TI INSIDE promove dias 30 e 31 de março, a 15ª edição do Fórum de Relacionamento e Atendimento ao Cliente, para discutir o novo cenário do atendimento e relacionamento com os consumidores, com a participação da Senacon e ANPD. Mais informações em www.forumderelacionamento.com.br,  fone 11-3138-4619 ou info@tiinside.com.br 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile