Durante discurso de lançamento na quinta-feira, 8, de seu novo sistema operacional móvel, o iPhone OS 4, Steve Jobs, CEO da Apple, confirmou os boatos de que lançará uma ferramenta própria de venda de publicidade. Batizado de iAd, o serviço permitirá que os desenvolvedores de aplicativos vendam espaço publicitário no software em troca do pagamento de 40% da receita à Apple.
De acordo com o anúncio, a ferramenta aproveitará a interatividade do novo iPad, o tablet PC da Apple, para fornecer aos anunciantes possibilidades de publicidade com vídeo, áudio e integração com mídias sociais. O iAd também permitirá que os anúncios sejam vistos ou rodados, no caso de vídeos, sem que o usuário precise desligar o aplicativo que estiver usando e seja direcionado a uma página na internet.
O lançamento, conforme analistas e especialistas no setor previam, é uma tentativa de combater o domínio do Google no mercado de publicidade on-line. Durante o discurso de lançamento, Jobs falou que o iAd acompanha a tendência de as pessoas usarem cada vez mais aparelhos móveis para acessar a internet, frisando que os sites de busca não são muito populares nesses dispositivos.
O lançamento do iAd, segundo o The Wall Street Journal, provavelmente servirá de argumento para o Google em sua defesa da compra da ferramenta de publicidade digital AdMob. A aquisição, anunciada em novembro do ano passado, por US$ 750 milhões, vem enfrentando problemas com a Federal Trade Commission (FTC), órgão do governo americano que investiga contratos comerciais e dados fiscais de empresas e pessoas físicas, por supostamente ser prejudicial para o setor da publicidade on-line.
Ainda no discurso de lançamento do iPhone OS 4, Jobs declarou que a Apple estava "muito interessada" na compra da AdMob, mas o gigante das buscas se adiantou nas propostas. Em vez disso, a Apple acabou comprando a Quattro Wireless, concorrente direta da empresa adquirida pelo Google, por US$ 300 milhões.
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