CEO da Cisco ataca Huawei e acirra disputa no mercado de redes

0

O CEO da Cisco, John Chambers, atacou a fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações Huawei, considerada hoje a principal concorrente da companhia no mercado de dispositivos de rede. Embora não tenha citado especificamente nenhuma prática anticompetitiva da empresa, o executivo disse, em entrevista ao The Wall Street Journal, que a Huawei "não segue as regras" de mercado, principalmente no que diz respeito a patentes e segurança de redes. Chambers completou que, "ao contrário da Huawei, sua empresa tem a confiança de governos em todo o mundo".

O vice-presidente de relações exteriores da Huawei, William Plummer, respondeu ao jornal americano com diplomacia. "Os comentários são infelizes. A Huawei tem grande respeito pela Cisco e, assim como ela, a Huawei conquistou confiança e respeito em 140 mercados onde realizamos negócios, apoiando mais de 500 operadoras de telecomunicações e conectando quase um terço da população mundial", defendeu. "Ao contrário de algumas sugestões, como uma líder global de comunicações e informações, com mais de 50 patentes registradas em todo o mundo, a Huawei tem uma forte história de respeito de direitos de propriedade intelectual", completou Plummer.

A questão veio à tona após a Huawei ter sido desclassificada de uma licitação na Austrália por suspeitas de práticas ilegais de negócio e desvio de informações estratégicas para o governo chinês. Chambers esclareceu na entrevista ao jornal americano que não faz ligação da Huawei com as políticas de seu país de origem – onde a Cisco mantém diversas operações e negócio. "Não interpreto a Huawei como a China", disse o executivo.

A fabricante chinesa já foi notificada algumas vezes nos Estados Unidos, com questionamentos sobre a transparência e segurança de suas operações, principalmente por ser ligada ao governo chinês. Com mais este incidente, analistas dizem que cresce desconforto latente entre as companhias e a rivalidade no mercado de telecomunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.